Saúde e Bem-estar

Redução de danos no Carnaval: o que você precisa saber para se proteger e evitar riscos pelo uso de substâncias

O consumo excessivo de álcool é a principal causa de ocorrências nos postos de saúde durante o Carnaval

Redução de danos no Carnaval: o que você precisa saber para se proteger e evitar riscos pelo uso de substâncias
Redução de danos no Carnaval: o que você precisa saber para se proteger e evitar riscos pelo uso de substâncias

Chegou o Carnaval e, nesta sexta-feira (17), começam oficialmente as celebrações da maior festa popular do Brasil. Todo mundo quer curtir, seja em blocos de rua, desfiles de escolas de samba ou apenas descansar nos dias de folga.

ANÚNCIO

Mas toda essa festa e dias livres, costumam vir acompanhados de um consumo excessivo de álcool e até outras substâncias. Se você quer poder aproveitar os quatro dias sem passar mal ou se arrepender depois, temos algumas dicas de redução de danos para você.

A redução de danos para drogas e álcool é um conjunto de estratégias que visa minimizar os danos causados pelo uso de diferentes substâncias, sem necessariamente ter de se abster do seu uso.

1. Beba água

De acordo com especialistas, a hidratação é fundamental não só para o bom funcionamento do corpo, mas também para diminuição dos efeitos, para no caso de muito algumas substâncias que podem provocar desidratação ou podem provocar aumento da temperatura corporal.

A recomendação não se refere apenas ao consumo de álcool ou outras substâncias, mas também pelo próprio Carnaval em si. As grandes aglomerações, em conjunto com o sol, pode aumentar as chances dos casos de hipertermia e insolação.

2. Evite misturar bebidas e outras substâncias

Mais uma vez, essa dica serve não apenas para o álcool, mas para outras drogas também. O uso de substâncias ditas como “depressoras” pode aumentar a probabilidade de uma parada cardiorrespiratória e a interação dessas substâncias podem trazer outras consequências, como aumento da ansiedade, paranoia e alucinação.

Também é preciso atenção em relação à mistura de medicamentos. O uso do álcool e/ou substâncias ilícitas junto com certos medicamentos podem resultar em uma intolerância cruzada, o que pode aumentar os riscos à saúde do folião, seja com o aumento dos efeitos ou com o “disfarce” das sensações.

ANÚNCIO

3. Não se prive de uma boa noite de sono

Assim como a água, ter uma boa noite de sono é importantíssimo para evitar possíveis problemas não só na folia, mas na vida em geral. É recomendado, pelo menos, 8 horas de sono diárias, então não invente de madrugar para emendar com outros dias na folia.

Virar a noite sem dormir pode causar: dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Resumindo, tudo que você mais precisa no Carnaval, uma noite sem dormir pode te tirar.

4. Esteja com pessoas de confiança e em lugares seguros

Ir para o Carnaval bem acompanhado também é fundamental e realmente é algo que pode salvar a vida de muitas pessoas. Além da companhia, procure saber onde estão os postos de saúde mais próximos de sua localização, assim, dá para economizar tempo caso ocorra algum imprevisto.

Uma boa companhia e uma boa localização pode te ajudar a fugir de possíveis brigas, a lhe levar a algum posto de saúde caso acabe passando mal e, além disso, ajuda na sua própria segurança.

5. Atenção nas práticas sexuais

As práticas sexuais também são um ponto para ficar muito atento, para evitar uma gravidez indesejada ou a proliferação de ISTs. O consumo de álcool, inclusive, pode despertar o desejo sexual, fazendo com que você não tome ações de maneira muito consciente.

Primeiro: Não é não, logo, respeite o espaço e o corpo de pessoas que não estão na mesma vibe que você;

Segundo: Sempre esteja acompanhado de algum método contraceptivo, as secretarias de Saúde, inclusive, distribuem camisinhas gratuitamente;

Terceiro: Sexo em público é atentado ao pudor e é crime. As práticas sexuais devem ser feitas em um local apropriado. Nem o circuito de Carnaval nem a rua são locais para isso.

· · ·

+ SAÚDE E DROGAS:

Álcool e drogas no Carnaval: veja alguns cuidados que você ter com o uso de substâncias para ficar segura

“Onde Está Meu Coração”: é possível a reabilitação e uma vida normal após o crack?

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias