A amizade é uma das relações mais bonitas e genuínas que se pode ter com alguém. Significa estabelecer um forte laço com uma pessoa, ainda que ela não possua o mesmo sangue que o seu correndo nas veias, e compartilhar os melhores e piores momentos da vida.
ANÚNCIO
Entretanto, mesmo que o desejo de todas as pessoas seja manter os amigos em suas vidas para sempre, existem algumas pedras no caminho que podem desgastar a relação e rompê-la, como por exemplo, quando uma amiga ou amigo tem atitudes tóxicas que acabam lhe machucando mais do que você pode imaginar.
Sendo assim, que tal descobrir algumas destas atitudes para ficar atenta e pular fora o quanto antes? Confira 4 a seguir, extraídas do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Você se sente julgada
Amigos devem ser um apoio, não uma inquisição. Por isso, se alguma amiga ou amigo focar apenas em seus defeitos, questionar suas decisões, não lhe deixar mostrar sua personalidade e fazer com que você se sinta pressionada a ser perfeita, isto prejudicará sua autoestima, o que acaba sendo um preço alto demais a se pagar por uma amizade.
2. Ela/ele não é confiável
Se tudo que você conta, acaba sendo divulgado para outras pessoas, está mais do que claro: esta amizade não valoriza sua privacidade. Manter sua privacidade é parte fundamental de uma relação de amigos, pois é baseada no respeito e lealdade.
3. Ela/ele te dá conselhos ruins
Um verdadeiro amigo sempre quer o seu melhor. No entanto, se isto não acontecer e ela/ele te encorajar a ter atitudes tóxicas, tomar más decisões ou se envolver em hábitos destrutivos, esta pessoa é mais prejudicial do que positiva.
Muitas vezes, os amigos são como a nossa voz de consciência. Eles estão lá para nos lembrar o que é certo, para nos apoiar e empurrar para sermos pessoas melhores, e não, por exemplo, para nos empurrar de volta para aquele parceiro que tanto causou mal.
ANÚNCIO
4. Não existe reciprocidade
As relações são baseadas em dar e receber. Portanto, se você é sempre a pessoa que dá atenção, tempo, confiança, apoio, sacrifica coisas para compartilhar e percebe que a balança não está equilibrada, é preciso repensar este relacionamento. Esta é uma das atitudes mais tóxicas, pois se tornam ‘vampiros emocionais’ que te deixam sem energia e bem-estar emocional.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.