Talvez o que vamos dizer agora entregue um pouco a idade, mas se você cresceu nos anos 2000 e adorava assistir comédias românticas, deve ter visto uma ou duas vezes o filme “Casamento Grego”.
ANÚNCIO
Nele o pai da protagonista, Gus Portokalos, tenta convencer todo mundo de que todas as palavras que existem atualmente são de origem grega. Bom, apesar de ele não estar 100% certo, existe alguma razão no que ele diz.
De fato, muitas palavras que usamos hoje em dia vem do país, inclusive alguns nomes. Se você está a espera de uma menina, que tal se inspirar em alguns desses nomes de origem grega? Talvez você encontre algum que combine perfeitamente com a sua mini deusa que vem por aí.
Nomes gregos para meninas:
Helena: tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.
Júlia: é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius. Julius deriva do grego Ioulos, que quer dizer “fofo” ou “macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens. Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Júlia esteja relacionada ao deus romano Júpiter e signifique “filha de Júpiter”.
Larissa: surgiu no grego como Lárissa, palavra que significa “cidadela”, e está diretamente relacionado a uma ninfa conhecida como Λάρισα (Lárissa) na Mitologia Grega.
Sofia: tem origem a partir do grego sophia, nome que significa literalmente “sabedoria”. Por extensão, também ganha o significado de “a sábia”.
ANÚNCIO
Catarina: tem origem no nome grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa “pura, casta”.
Camila: significa “sacerdotisa”, “servidora de uma divindade”, “mensageira dos deuses”, “menina de coro” e “perfeição”.
Raíssa: pode ser considerado uma variação do russo Raisa, que carrega o mesmo significado de Irailda. Irailda tem origem grega e surgiu a partir da palavra Erhais, que significa “filha ou descendente de Hera”. Erhais (o mesmo que Hera, em português) é o nome da deusa Juno no panteão grego, considerada a rainha do Olimpo.
Maia: significa “grande”, ou “água”, ou “ilusão”, ou ainda “mãe”. De acordo com a mitologia grega, Maia é uma das sete Plêiades, estrelas que formam a constelação de Touro. Ela é filha de Atlas e Pleione e a mãe do deus Hermes.
Electra: tem origem no grego Elektra, derivado do termo elektron, que significa “âmbar”. Electra é uma personagem da mitologia grega, filha de Agamemnon e Clitemnestra.
Irene: vem do nome grego Eiréne, a partir da palavra eiréne, que quer dizer “paz”. Por extensão é atribuído o significado de “a que traz a paz” ou “a pacificadora”
Penélope: tem origem no grego penelops, possivelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”. No poema épico de Homero, Odisseia, é o nome da esposa do personagem principal Odisseu, conhecido na mitologia grega também como Ulisses.
Thalia: surge do nome grego Thalia, a partir da palavra thállo, que significa “viço”, “exuberância das plantas”. Nesse sentido, o nome carrega o sentido de “viçosa”, “exuberante”. De acordo com a mitologia grega, era o nome de uma das nove musas.
Cassandra: a partir do latim Cassandra, tem origem na etimologia grega complexa Kassándra, possivelmente formada pela união dos elementos kekasmai, kad, que significa “brilhar” e aner, que quer dizer “homem”. Tomando o significado de “a que brilha sobre os homens”, por extensão, “a que protege os homens”.
Alexis: deriva da palavra grega alexo, que significa “defender” ou “ajudar”. Por consequência, a versão feminina do nome foi alterada para “ajudante” ou “aquela que defende”.
Cora: é uma versão latinizada do nome de origem grega Kore, que possui os significados de “moça”, “donzela” e “virgem”. Na mitologia grega, Kore era um outro nome dado à deusa Perséfones.
Daphne: significa “loureiro”, “vitória”. De acordo com a mitologia, Dafne era uma ninfa pela qual Apolo, o deus do Sol, teria se apaixonado após ter sido atingido por uma flecha de Eros.
Aghata: tem origem no nome grego Agathe, o qual deriva da palavra agathós, que quer dizer “bom, perfeito, respeitável”.
Zoe: o nome tem origem na palavra grega zoe, que significa “vida”, “cheia de vida, “vivente”.
Íris: significa “arco-íris”, “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra”. Na mitologia grega, Íris era uma deusa considerada a personificação do “arco-íris”.
Hermione: é um nome derivado do nome Hermes, que surgiu através do grego Hermês, a partir da forma primitiva Har-er-ma ou Há-er-me-ya, composto pelas onomatopeias há-er, her, que representa o “espírito”, e am am, que significa “espírito da vida”, “princípio gerador da Natureza”.
Andréia: é uma variante do nome de origem grega André, que surgiu a partir do grego Andreas. Este nome, por sua vez, é derivado do termo andrós, que quer dizer “homem” ou “másculo”. Quando relacionada à variante feminina, utiliza-se o significado equivalente, que é “feminilidade”.
· · ·
+ NOMES DE BEBÊ:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.