O trabalho tem uma importância muito grande na vida das pessoas. É através dele que se consegue desenvolver mais habilidades, responsabilidades, relacionamentos interpessoais e talvez o mais importante, a manutenção financeira.
ANÚNCIO
No entanto, ainda que se trabalhe com o que ama, muitas vezes, o exercício pode ser estressante, e o acúmulo de estresse pode trazer consequências sérias para a saúde física e mental.
Além do mais, quando um emprego não faz mais sentido, existem sinais muito claros que indicam isto e que é necessário mudar urgentemente. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles para ficar atenta e priorizar sua saúde mental? Confira 5 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Você sente um cansaço frequente
Este ponto não se refere à quando você faz horas extras ou quando está trabalhando em um projeto exigente, mas sim, ao tédio, estresse, rejeição e irritabilidade que ir trabalhar gera.
Para alguns, passa despercebido, porém esta carga emocional cansa muito as pessoas e elas nunca possuem motivação, incentivo e energia para realizar 100% suas atividades. De acordo com a revista Elle, isto também se projeta em pessoas que não conseguem descansar normalmente, pois dificulta o desligamento do trabalho.
2. Você olha mais do que o normal para o relógio
Este pode parecer um tópico menor, porém quando você está frequentemente aguardando que o tempo passe para sair do trabalho ou ir para o almoço, é um sinal de alerta acionado.
É um excelente indicativo de que você deve procurar novos desafios, que lhe devolvam o ânimo para continuar preparando e oferecendo seus talentos. O tédio mata a criatividade e a proatividade, então corra atrás de outros objetivos.
ANÚNCIO
3. Você não quer falar sobre o trabalho
Você está inconscientemente rejeitando o trabalho e, por isso, não quer falar sobre ele. Isto quer dizer que existem coisas mais interessantes em sua vida do que o que faz cotidianamente e isso não tem importância para você. É um sinal da frustração de dedicar horas de seu dia para algo que não acredita ou pelo qual não se importa, além de falar a respeito de forma monótona, sem demonstrar nenhum tipo de emoção ou interesse.
4. Você não acredita mais em seus projetos
O tempo em que você se identificava com o que fazia, se orgulhava da empresa, seus valores se alinhavam e tinha muita confiança no que fazia, simplesmente se foi. Se tudo isso faz parte do passado, é preciso mudar. Isto ocorre quando “sua organização tomou algumas decisões que não se encaixam em sua visão, ou talvez houve uma reorganização que a separou” diz Robert Walters Group.
5. Você não se sente valorizada
Existem momentos em que você dá o seu melhor, mas as promoções ou novas oportunidades dentro da empresa simplesmente não chegam, ou as contribuições não são reconhecidas. “É muito importante sentir-se um membro valioso e que o ambiente seja amigável, produtivo e encorajador”, acrescenta a mesma fonte.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.