Estilo de Vida

Jade: como cuidar da mini árvore da sorte?

Fácil de plantar e cuidar, a árvore do dinheiro é perfeita para decorar jardins e interiores

Jade: como cuidar da mini árvore da sorte?
Jade: como cuidar da mini árvore da sorte? (Foto: Reprodução/Pexels)

A planta jade é uma espécie muito popular usada em residências em todo o mundo. É uma suculenta, por isso tem grande capacidade de armazenar líquidos. Isso significa que cuidados especiais devem ser tomados com a intensidade da irrigação. Além disso, seu desenvolvimento é simples.

ANÚNCIO

Basta fornecer iluminação suficiente, protegê-lo de pragas e dar-lhe o substrato adequado para que cresça saudável. Conheça todos os cuidados específicos da planta jade e aproveite suas condições ornamentais. Para muitas pessoas, essa espécie é sinônimo de fartura e boa sorte, por isso é sempre recomendável ter uma em casa.

Características e origem da planta jade

Embora seja conhecida como árvore da sorte ou planta do dinheiro, seu nome científico é Crassula ovata. É uma suculenta nativa do sul da África. Por ser perene, sua duração é prolongada, desde que sejam prestados cuidados específicos.

Recomendados

A planta do dinheiro tem folhas carnudas, que podem atingir até sete centímetros, e cor verde jade, de onde vem o nome. É comum que adquiram um tom avermelhado nas bordas, enquanto podem desenvolver flores brancas nos meses frios.

O tronco geralmente é grosso e fica espesso. É muito versátil em termos de condições climatéricas, uma vez que suporta calor e vento, embora não à geada.

Quanto à iluminação, requer pelo menos quatro horas de sol por dia. Deve ter quantidade adequada de água, sem excessos, mas com substrato úmido.

Significado da planta jade

Esta espécie está presente em milhões de lares em todo o mundo. E uma das razões pelas quais tantas pessoas o escolhem é por causa de seu significado profundo, intimamente ligado à filosofia chinesa do Feng Shui. De acordo com esse sistema de crenças, as plantas suculentas trazem harmonia para a casa e a protegem de energias negativas.

No caso da planta jade, acredita-se também que ela gera abundância e prosperidade no local onde está localizada. Daí o apelido de “planta do dinheiro” ou “árvore da abundância”. Recomenda-se colocá-lo em setores principais da casa, como a sala ou o hall de entrada.

Por outro lado, a cozinha e o banheiro não são boas escolhas, devido à constante umidade do ambiente. Em alguns lugares é também símbolo de amizade, por isso costuma-se oferecê-lo como presente a um amigo a quem se deseja prosperidade.

Como cuidar da jade para crescer saudável

A planta do dinheiro pode se desenvolver tanto no jardim quanto em vaso, sendo uma espécie altamente adaptável às condições externas, pois exige muito sol. Porém, com alguns cuidados específicos, é muito fácil decorar a sala com uma planta estética e significativa.

Substrato

Esta espécie não apresenta complicações quanto ao substrato, embora seja importante que tenha porosidade e boa drenagem. O excesso de água e umidade é uma das principais causas que afetam o desenvolvimento desta planta.

Portanto, é sempre necessário verificar se a terra está úmida, mas sem enxarcar. Cascalho, perlita e areia grossa são bons complementos para um substrato de planta de jade.

Luminosidade

Uma das maiores necessidades da árvore da abundância é a quantidade de luz solar. Requer iluminação direta por pelo menos quatro horas por dia.

No caso de instalação no jardim ou terraço, não apresenta maiores complicações. O fato de proporcionar um espaço de meia-sombra deve ser levado em consideração se as horas de sol intenso forem superiores a seis.

Se a planta estiver dentro de casa, deve-se aproximá-la de uma janela onde os raios do sol entrem o mais diretamente possível. Com luz suficiente, é muito provável que desenvolva franjas avermelhadas nas folhas, tornando-as mais visíveis.

Irrigação para a planta de jade

Existem duas chaves para o abastecimento correto de água nesta espécie. Por um lado, regue apenas quando o substrato estiver seco. Para verificar, você deve mergulhar um dedo nele e verificar o nível de umidade. Por outro lado, é conveniente pulverizar com menos intensidade, mas com mais frequência.

Você deve ter muito cuidado com o excesso de água, pois é a principal razão pela qual esta planta pode ter problemas. Em geral, recomenda-se regá-la duas vezes por mês no verão e apenas uma vez no inverno.

Fertilizante e composto

É importante fertilizar esta espécie durante os meses quentes, porque é mais ativa do que no inverno. A aplicação de fertilizantes orgânicos que ajudam a prevenir doenças é necessária.

Poda

A poda na árvore do dinheiro não é tão necessária quanto em outras plantas, mas deve ser realizada se forem encontradas folhas ou partes doentes. Remova o excesso de galhos e folhas com uma tesoura desinfetada. Isso ajuda a prevenir pragas.

Vasos

Para a colocação da jade dentro de casa, recomendam-se vasos de barro ou de barro, que possuem maior escoamento. São muito utilizadas no aspecto decorativo, pelo que é conveniente depositá-las em pequenos recipientes, junto a outros exemplares de suculentas.

Plantação

Duplicar uma árvore de dinheiro é muito simples e pode ser feito cortando um galho com várias folhas da planta original. Depois que a muda seca, dentro de um ou dois dias ao ar livre, ela deve ser colocada no substrato. Tanto em vaso quanto no jardim, compacte um pouco o solo para que a estaca se desenvolva com firmeza.

Pragas e doenças

A planta jade pode sofrer de algumas doenças causadas por vários motivos. Por exemplo, por rega ou umidade excessiva. Também por falta de luz ou má qualidade do substrato.

Um dos sintomas mais comuns é que as pontas das folhas queimam ou caem. Nestes casos, o melhor é recorrer a fertilizantes orgânicos e fungicidas.

Esta espécie é geralmente exposta às seguintes pragas:

  • Cochonilhas
  • Caramujos.
  • Cogumelos.
  • Ácaros.

A planta jade em casa tem muitos significados

Seja para uso ornamental ou para atrair boas energias para a casa, a árvore da sorte é uma excelente opção para decorar jardins, terraços e salas. Evoca abundância, boa sorte e prosperidade. Se possível, seguindo os conselhos e recomendações da filosofia decorativa do feng shui, coloque-o no cômodo central de sua casa.

· · ·

+ DICAS DE PLANTAS:

Três plantas fáceis de cuidar para evitar umidade e mofo no banheiro

Espada de São Jorge: tudo o que você precisa saber sobre a planta que atrai sorte e prosperidade

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias