Saúde e Bem-estar

Estes 4 exercícios são perfeitos para manter a saúde se você já passou dos 40 anos

É importante lembrar que, não apenas o corpo necessita de exercício, mas a mente também

Mulheres fazendo yoga

Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde como um todo. Além de prevenir o surgimento de diversas doenças, ajudar no controle de peso, melhorar a força muscular e a qualidade do sono, por exemplo, a prática regular ainda proporciona uma sensação de bem-estar, aliviando aquele estresse acumulado do dia a dia.

Realizar exercícios é fundamental para todas as idades. No entanto, após os 40 anos, o corpo se torna mais frágil e também mais propenso ao aparecimento de algumas doenças, além do metabolismo ficar mais lento e ser mais difícil para perder peso, por exemplo.

Por isso, se você já passou dos 40 anos, que tal descobrir algumas exercícios perfeitos para se manter em forma? Confira 4 deles a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

1. Exercícios cardiovasculares

Os exercícios aeróbicos fortalecem o coração, por isso, realizar este tipo de atividade impede o entupimento das artérias ou que elas encham de colesterol. Os exercícios são bastante simples e envolvem caminhar, dançar, correr, nadar ou remar, por exemplo. Implicam um esforço ligeiro, porém continuado. Ao fazê-los, é possível aumentar o ritmo e o coração, e o corpo de um modo geral vai agradecer.

2. Treinamento de força

A artrite é outra patologia que pode ser desenvolvida após os 40 anos de idade. Existe uma chance maior de rigidez articular e dor crônica. Por isso, é importante cuidar da saúde com a chegada desta idade. Reservar um momento do dia para fazer exercícios simples, como levantamento de peso ou agachamento, pode ajudar a combater a passagem da idade.

3. Exercícios de alta intensidade

Outra condição que também pode ocorrer após os 40 anos é a osteoporose. É uma doença do aparelho locomotor que gera redução da massa óssea. Com esta patologia, os ossos se tornam mais porosos e mais frágeis. Para combater este problema, é essencial realizar exercícios de alta intensa uma ou duas vezes na semana.

Entre os exercícios mais aconselhados, estão a corrida intercalada, o tênis, a dança rápida ou pular corda. A ideia é praticar pequenos lotes consecutivos, que vão de mais para menos esforço para deixar os ossos fortes.

4. Ioga

Depois dos 40 anos de idade, está provado que existe uma propensão maior de sofrer de depressão. Por isso, é importante lembrar que, não apenas o corpo necessita de exercício, mas a mente também. Apesar de qualquer exercício ajudar a combatê-la, a ioga é o que mais aproxima da realização mental. Ela regula o estado de espírito e, além disso, algumas de suas variações são exercícios de força e melhora a saúde cardiovascular.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/16/4-alimentos-que-causam-celulite-e-voce-provavelmente-nao-sabia/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/15/conheca-4-maneiras-simples-de-deixar-a-sua-rotina-de-exercicios-mais-divertida-e-motivadora/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM