Saúde e Bem-estar

Conheça 5 dicas simples de como correr de forma saudável durante o verão

Independentemente de sentir ou não sede, é importante se hidratar o tempo todo

Mulher correndo

Praticar exercícios físicos é uma das coisas mais prazerosas que existem. Além de poder se desligar dos problemas e do estresse do dia a dia, há também um aumento na sensação de bem-estar. No entanto, para muitas pessoas, esta prática durante o verão pode parecer um pesadelo.

O verão é uma das quatro estações do ano, é caracterizado por ser a estação mais quente e também quando as temperaturas ficam mais elevadas. Por causa disso, pode ser complicado praticar atividades físicas regularmente, como fazer uma corrida, por exemplo. Todavia, tomando algumas precauções, é possível correr de forma saudável durante esta época do ano.

Sendo assim, que tal descobrir algumas dicas de como fazer isto? Confira 5 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

1. Escolha o horário correto

É essencial estar ciente de que, as horas mais quentes do dia não são adequadas para atividades físicas muito exigentes, muito menos quando as temperaturas passam dos 30ºC. Portanto, se deseja correr de forma saudável nesta época, é aconselhável não o fazer entre 12h e 18h. Escolha correr de manhã cedo ou nas primeiras horas da noite, pois são os períodos com a temperatura mais baixa.

2. Proteja a pele

Embora o uso do protetor solar seja bastante comum e importante em todas as estações do ano, no verão se torna uma obrigação indiscutível. Segundo um estudo de 2003, a luz solar em circunstâncias inadequadas, causa efeitos nocivos para a pele, como fotoenvelhecimento, fotodermatose, queimaduras solares, entre outras condições patológicas.

Sendo assim, é essencial escolher o fato de proteção solar (FPS) adequado, que é o número que aparece ao lado do acrônimo FPS na embalagem do protetor. O tempo de ação do produto é determinado multiplicando o tempo que a pele levaria para se queimar em condições normais.

Por isso, é importante escolher o FPS que melhor se adapte à pele e aos planos de cada pessoa. O aconselhável é colocar o protetor trinta minutos antes de sair, pois desta forma, a pele terá tempo de absorvê-lo.

3. A hidratação é indispensável

Independentemente de sentir ou não sede, é importante se hidratar o tempo todo. Por isso, correr de forma saudável no verão inclui ingerir líquidos frequentemente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federación Española de Sociedades de Nutrición, Alimentación y Dietética (FESNAD), a água, além de hidratar e ser mais essencial que os alimentos, auxilia no equilíbrio dos processos fisiológicos de digestão, absorção e eliminação de resíduos metabólicos não digeríveis, e também a estrutura e função do sistema circulatório.

A água transporta nutrientes, age de forma direta na manutenção da temperatura do corpo, melhora os aspectos cognitivos, o desempenho físico e os mecanismo de termorregulação. O melhor é bebê-la pura, a menos que os treinos sejam muito exigentes.

4. Tenha bom senso

Esta época do ano não é a melhor para realizar grandes façanhas físicas, a menos que você seja uma atleta altamente competitiva. A opção mais aconselhável é fazer atividades conservadoras, não é preciso correr uma maratona.

Correr de forma saudável no verão significa fazê-lo com moderação e sem muitas pretensões. Se tiver necessidade de fazer mais atividades, opte por exercícios de fortalecimento e alongamento.

5. Utilize roupas adequadas

É importante usar roupas que forneçam conforto e permitam a transpiração sem superaquecimento. As melhores opções são os tecidos de algodão ou similares. Além do mais, existem fibras que permitem a eliminação do suor de forma eficaz e isto é bom, pois o suor acumulado pode causar problemas de pele.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/19/beber-mais-agua-no-dia-a-dia-proporciona-estes-beneficios-incriveis-para-a-sua-saude-confira/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/17/estes-5-habitos-noturnos-contribuem-para-o-ganho-de-peso-e-muita-gente-nao-sabe/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM