Saúde e Bem-estar

Bem-estar na hora do banho: saiba como usar o momento como aliado da sua saúde mental

Durante a correria do dia a dia, muitas pessoas encontram no banho aquela oportunidade para organizar os pensamentos, desacelerar e relaxar

Bem-estar na hora do banho: saiba como usar o momento como aliado da sua saúde mental

Quem disse que é preciso esperar o próximo ano chegar, para renovar as energias? Para quem encontra na hora do banho o relaxamento e bem-estar, a cromoterapia pode ajudar a aliviar ansiedade, estresse e até mesmo o cansaço.

Essa técnica consistem em utilizar as ondas emitidas pelas cores para melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Para colocá-la em prática, algumas atitudes simples são essenciais. “Pintura ou revestimento nas paredes, box de banho, iluminação, objetos...são muitas formas de conseguir a prática da cromoterapia no banheiro”, conta Érico Miguel, gerente e designer de interiores da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas divisórias de ambientes.

Use e abuse das cores

As cores possuem grandes poderes para ajudar no relaxamento, aliviando, inclusive, diversos sintomas, como o estresse e tristeza. Para conseguir utilizar a prática da cromoterapia no banheiro, o ideal é abusar de tonalidades estratégicas em todo o cômodo, como paredes - seja através das pinturas, do papel de parede e revestimentos coloridos -- e, até mesmo, nas cores das ferragens e roldanas do box de banho.

Recomendados

“Para isso, é importante observar qual sentimento é o desejado, pois cores quentes são mais estimulantes para o corpo e as frias proporcionam mais calmaria e serenidade”, conta o profissional.

Segundo Érico, o mercado possui muitos itens para a decoração do banheiro que podem estimular a cromoterapia através de suas tonalidades, e que uma ótima opção são os boxes de banho com roldanas coloridas. “Os modelos com roldadas aparentes e ferragens em tonalidades como Rose, Dourado, Preto ou Cromado, podem fazer uma grande diferença na hora de relaxar durante o banho”, sugere o profissional.

Luz branca, amarela ou colorida

A iluminação é outro ponto fundamental para conseguir um clima aconchegante e confortável no banheiro, mas é preciso ficar atento à tonalidade escolhida, pois cada uma oferece uma experiência diferente. A luz mais amarela, por exemplo, oferece uma sensação aconchegante, já a branca ajuda a suavizar o cômodo.

A intensidade da luz também faz diferença. “Uma dica é na hora do banho deixar apenas uma luz mais fraca acessa, como aquelas que ficam em cima do espelho da pia, fora da área de banho”, indica Érico.

Já para quem não possui muita iluminação no banheiro, uma boa saída é contar com luminárias. “Na hora do banho, procure apagar as luzes do ambiente e deixar apenas a luminária acessa, que pode ser com uma lâmpada colorida para intensificar o relaxamento”, recomenda.

Invista em fragrâncias

Quem não gosta de fragrâncias agradáveis nos ambientes da casa? Muito além da sensação de limpeza, os aromas, aplicados na prática de aromaterapia e aliados à água quente, uma boa iluminação e jogo de cores, podem ajudar a combater a insônia, estresse e ansiedade.

Para isso, investir em sabonetes e difusores aromatizados com essências, é uma boa alternativa. “São opções que também podem contribuir para a decoração do ambiente”, comenta o profissional.

Muito mais do que itens decorativos

Os objetos de decoração podem ajudar também hora de relaxar no banho. “Para isso, é legal optar por itens como quadros, vasos de flores ou plantas naturais que se adaptam ao clima do banheiro, bandejas, cestos e diversos outros objetos que além de decorar, podem potencializar a cromoterapia no ambiente através das suas cores”, conta o profissional.

Além disso, hoje existem muitas opções de chuveiros diferentes para quem deseja fazer a cromoterapia durante o banho. “Uma boa opção são os modelos que possuem led coloridos na ducha de água, que são ideias para conseguir o relaxamento através das cores. Combinando com um box com detalhes coloridos, o ambiente fica moderno e entra no conceito de spa de banho”, indica Érico.

A importância da playlist

Uma boa música por si só já possui o poder de relaxar as pessoas e na hora do banho ela consegue deixar o momento ainda mais agradável. Para isso, é legal optar por um gênero de música mais calmo ou até mesmo playlists próprias para um momento de bem-estar, como com sons de natureza ou instrumentais.

“Para a área de banho, um produto legal que pode contribuir com o decor do espaço são as caixas de som próprias para espaços molhados, assim não tem o risco de danificar o celular”, indica Érico.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Menopausa pode afetar a saúde mental das mulheres; especialista explica sintomas e como aliviá-los

Depressão: estes são alguns dos sintomas menos conhecidos da doença

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM