Sexualidade

O que é fraysexualidade? Especialistas explicam o que significa este espectro da sexualidade

Você já ouviu falar sobre essa orientação sexual?

O que é fraysexualidade? Especialistas explicam o que significa este espectro da sexualidade

Então, você começou a sair com alguém há alguns meses e parece que as coisas estão ficando um pouco mais intensas. Talvez você esteja desenvolvendo ~sentimentos~ por eles e, por sua vez, isso está meio... te desanimando? As respostas para essas perguntas estão neste artigo publicado no Women’s Health.

Se você acha que esse é um padrão para você, saiba que não está sozinho e, não, pode não ter apenas alguns problemas de intimidade. Na verdade, existe um termo para alguém que só experimenta atração sexual antes de uma conexão emocional - e faz parte de estar no espectro assexual: fraysexualidade.

A fraysexualidade, pertencente a quem só sente atração sexual quando não está emocionalmente ligado ao parceiro. Se você está familiarizado com a demissexualidade (também conhecida como o conceito de sentir atração sexual apenas quando há um vínculo emocional), a fraysexualidade é basicamente o oposto disso.

Recomendados

Eu posso imaginar que você tem algumas perguntas agora. Eu sou fraysexual? Quando eu perderia a atração sexual por aquela pessoa com quem estou dormindo? O que significa namorar ou dormir com alguém que é fraysexual? Será que algum dia terei um relacionamento de longo prazo bem-sucedido? Não é um conceito fácil de entender, mas não se preocupe: os especialistas têm algumas respostas.

A seguir, aprenda tudo sobre o que significa ser fraysexual - e como isso afeta seus relacionamentos e vida sexual. (Alerta de spoiler: tudo ficará bem!)

O que é fraysexualidade?

Em poucas palavras, fraysexuality é quando alguém sente atração sexual por alguém, desde que não tenha um vínculo emocional com ela. “Fraysexualidade é a experiência de atração sexual por pessoas menos familiares – onde o relacionamento não atinge um ponto de conforto emocional”, diz Rachel Klechevsky, terapeuta e educadora de sexo e relacionamento com sede em Nova York.

No entanto, as pessoas fraysexual ainda podem sentir atração romântica se sentirem um vínculo emocional. E aliás, pessoas frayromânticas são exatamente o oposto - elas perdem sentimentos românticos ou lutam para se apaixonar profundamente se o relacionamento se tornar muito familiar, mas isso não afeta sua atração sexual, acrescenta ela.

Dito isso, a fraysexualidade pode parecer diferente dependendo das próprias experiências e perspectivas. “[Para] alguns, fraysexualidade tem a ver com a duração preferida de relacionamentos íntimos”, diz Tarynn Dier, psicoterapeuta, coach e consultora especializada em estilos de vida alternativos e sexualidades com sede em Nova York. “Para outros, tem a ver com a trajetória crescente e minguante da intimidade emocional e/ou física nos relacionamentos.”

E não discrimina nenhuma orientação sexual ou identidade de gênero - não importa por quem você se sinta atraído, você pode se identificar como fraysexual. Também pode ocorrer em relacionamentos monogâmicos ou não monogâmicos, acrescenta Dier.

Como saber se sou fraysexual?

Em primeiro lugar, ser humano é inerentemente uma jornada fluida – é normal que sua identidade de gênero, orientação sexual ou atração sexual mude com o tempo. Nossos pensamentos e experiências estão sempre evoluindo, então faz sentido que nosso relacionamento com a atração possa mudar com o tempo, diz Klechevsky.

“Uma pessoa fraysexual pode perceber que, uma vez que seus relacionamentos se tornam mais íntimos ou integrados, eles perdem a atração sexual por seus parceiros”, diz ela. “Novamente, isso não significa que eles não amem seus parceiros ou queiram um futuro com eles – apenas significa que não sentem mais atração sexual por eles.”

Se você é fraysexual, também pode sentir uma forte atração sexual por novas pessoas. “Pessoas frayssexuais em relacionamentos de longo prazo se perguntam se são assexuais quando o relacionamento evolui, e então se sentem sexualmente atraídas por uma pessoa que acabaram de conhecer”, acrescenta ela.

Mas é imperativo observar que a fraysexualidade não está correlacionada com a abordagem de alguém ao compromisso, Klechevsky diz: “Frayssexuais podem ter relacionamentos de longo prazo, com compromissos muito reais”.

Se eu sou fraysexual, ainda posso ter um parceiro ou parceiros sérios?

Claro que sim! Uma pessoa fraysexual pode ter relacionamentos sérios monogâmicos e não monogâmicos. “É aqui que a autoconsciência e as habilidades de comunicação são incrivelmente importantes”, diz Klechevsky. “Uma pessoa fraysexual precisa ser capaz de se comunicar com seu(s) parceiro(s) sobre sua atração sexual e o que isso significa para seu relacionamento.”

Klechevsky diz que pode parecer prático para uma pessoa fraysexual estar com uma pessoa assexual, exceto que o parceiro fraysexual pode querer sexo no começo. Mas o poliamor também pode fazer sentido em alguns casos. Ela não necessariamente encoraja o engajamento em um triplo, a menos que duas partes do triplo sejam alossexuais ou semissexuais e uma seja fraysexual. O ponto principal, na verdade, é que tudo depende da sua situação e experiências, e a comunicação com seu parceiro é obrigatória. E como intimidade e sexo não são a mesma coisa, é totalmente possível ter um relacionamento saudável e amoroso sem nenhuma atração sexual.

“A discussão típica sobre relacionamentos românticos confunde sexo, romantismo e amor”, diz Klechevsky. “Alguém pode amar profundamente e sentir-se romântico por outra pessoa por décadas sem querer sexo com alguém.” Da mesma forma, é possível ter uma vida sexual incrível sem querer um relacionamento amoroso.

Se meu parceiro é fraysexual, o que isso significa para minha vida sexual?

Primeiro, pense nas diferenças entre sexo, intimidade e sensualidade aqui, diz Klechevsky. “Sexo é uma atividade que geralmente (mas nem sempre) é uma expressão de desejo físico”, diz ela. “Intimidade é o vínculo emocional que uma pessoa tem com a outra. A sensualidade é a relação que a pessoa tem consigo mesma, com o corpo e com o toque/carinho.”

Se o seu parceiro for fraysexual, discuta o que pode funcionar para eles e conduza a conversa com respeito e cuidado mútuos. “Não é responsabilidade de uma pessoa atender às necessidades de outra pessoa, mas é imperativo de cada indivíduo comunicar suas necessidades/desejos e trabalhar juntos para descobrir o que é possível para cada um e como evoluir a dinâmica para atender a essas necessidades.” ela diz

Você ainda pode fazer sexo também. O parceiro fraysexual pode apenas preferir menos, ou preferir expressar sensualidade e intimidade por meio de abraços, beijos e toques.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Amor e sexo em 2022: as cinco maiores lições do ano

Ginecologista explica o que é vaginismo e destaca os tratamentos disponíveis

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM