Uma das fases mais gostosas de uma criança é quando ela começa a desenvolver a fala. Geralmente, enquanto ela ainda tem meses, formula palavras simples como ‘mama’ e ‘papa’, mas logo após 1 ano de idade, já é possível ouvi-la dizer algumas palavras com mais clareza.
ANÚNCIO
Mesmo que seja importante procurar um profissional caso o seu filho apresente alguns sinais de atraso na fala, existem estímulos que os próprios pais podem utilizar com a criança para ajudá-la a falar, como com brincadeiras interativas ou músicas, por exemplo. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para estimular o seu pequeno a falar? Confira 7 delas a seguir, extraídas do Tua Saúde:
1. Conversar com o pequeno enquanto está brincando
Conversar com o bebê e narrar as tarefas cotidianas enquanto estão brincando, faz com que o foco seja treinado, além de estimular o desejo por repetir palavras. Outra vantagem é que, desde o nascimento, os bebês já conseguem reconhecer as vozes das pessoas próximas e, ouvi-las no dia a dia, pode fazer com que eles fiquem mais tranquilos e tenham noites de sono melhores.
2. Estimular o bebê a dizer o nome das coisas que deseja
Em todas as vezes que a criança desejar um brinquedo ou qualquer outro objetivo, e apontar para o mesmo para obtê-lo, repetir de forma correta o nome do que está sendo solicitado é muito importante, pois, a ajuda a entender a maneira correta de pronunciar as palavras.
3. Optar por brinquedos que emitam algum som
Os brinquedos que possuem som de animais ou da natureza, por exemplo, podem auxiliar a criança a diferenciar o que é o som de uma pessoa, de um ambiente e o de uma palavra, por exemplo. Além também de estimular as cordas vocais, pois, ela irá tentar imitir os sons que escuta.
4. Ler para a criança
Quando a leitura para os bebês é realizada com as palavras sendo pronunciadas de maneira correta e interativa, dando vozes e expressões faciais para os personagens da história, por exemplo, pode enriquecer o vocabulário dos pequenos e despertar sua atenção, além de trabalhar o reconhecimento de emoções.
5. Incentivar o pequeno a ficar com outras crianças
Conviver com outras crianças da mesma faixa etária e também com as mais velhas, ajuda no estímulo da fala pela necessidade de se comunicar. Além do mais, trabalha o desenvolvimento da empatia, pois, nestas situações, os brinquedos e a atenção dos adultos serão divididos.
ANÚNCIO
6. Permitir que assistam alguns desenhos
O tempo de exposição à telas, quando devidamente controlado pelos pais, pode fornecer para a criança maneiras diferentes de falar das quais ela está acostumada em casa. Isto a ajudará a aumentar o vocabulário, tornando menos complicada a formação das primeiras frases, além de oferecer exemplos de formas e cores, importantes para o desenvolvimento da compreensão do ambiente.
7. Cantar para o bebê
A voz dos pais e dos familiares mais próximos, é o primeiro som que o bebê consegue reconhecer. Fazer com que ele tenha a possibilidade de escutar palavras novas em sons diferentes, mas na voz das pessoas que já conhece, ajuda a assimilar o que é dito, além de promover sensação de segurança e conforto.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.