Estilo de Vida

Essas dicas são perfeitas para cuidar das plantas no verão, elas vão ficar lindas e saudáveis

Os dias mais quentes exigem cuidados especiais com as plantinhas

Essas dicas são perfeitas para cuidar das plantas no verão, elas vão ficar lindas e saudáveis

O verão só chega oficialmente ao Brasil no mês que vem, mas os dias quentes já estão entre nós e dando sinais de uma temporada de bastante calor. Quem tem plantas em casa, sabe a cada estação os cuidados passam por algumas mudanças.

Para ajudar nesta transição de estações, o site Donna conversou com a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli (Instagram: @vaniachassotangeli), para pegar algumas dicas para o período mais quente.

Aqui, veja seis espécies que precisam de atenção no verão e o que fazer:

Recomendados

1. Temperos em geral

Com os dias quentes e mais secos, é natural que as plantas em geral precisem de mais água. Os temperos são mais delicados e podem demandar um olhar especial. Se as folhas estiverem murchas, capriche na rega pela manhã e no fim da tarde. Se necessário, coloque os vasos em local de sol fraco.

2. Suculentas e cactos

Até elas podem sentir um pouco mais o sol forte do verão, ainda mais se estiverem há muito tempo no mesmo vaso. Para dar mais espaço às raízes e deixar essas espécies mais bonitas, faça o plantio com substrato de boa drenagem (50% areia e 50% terra preta, por exemplo). Regue apenas quando a terra estiver seca.

3. Orquídeas

Como florescem na primavera, agora começam a se preparar para entrar em fase de “dormência” para o próximo ano. Para ajudar suas orquídeas, faça uma poda de limpeza, tirando as flores secas e as folhas murchas — isso não se aplica às raízes. Orquídeas apreciam sol fraco e água com borrifador, como se estivessem no galho de uma árvore.

4. Folhagens de meia sombra

Para plantas que vivem em apartamento, vale podar as folhas secas e observar a terra antes de regar. Evite posicioná-las próximas da saída do ar-condicionado ou em uma janela que receba sol forte.

5. Gramado

Para um gramado bem cuidado, uniforme e verdinho no verão faça uma adubação com NPK 10-10-10 (adubo mineral) em um dia de chuva fraca. Lembre-se de cortar a grama pelo menos a cada 20 ou 30 dias. Assim, o gramado fica alinhado e livre de trevos e outras daninhas.

6. Arbustos e plantas de jardim

Para que suas plantas floresçam, faça uma poda retirando os ramos externos. Capriche na rega e adube com húmus de minhoca a cada 60 dias.

· · ·

+ DICAS E DECORAÇÃO:

Os cinco passos de Marie Kondo para uma vida mais organizada

Plantas: 6 dicas para ter suculentas mais saudáveis e bonitas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM