Saúde e Bem-estar

O seu filho não come de tudo? Saiba dicas que podem ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável e variada

Reduzir a quantidade de doces que a criança consome na semana é uma estratégia muito importante

Mãe alimentando a filha
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Manter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras por exemplo, é muito importante para a saúde dos adultos e também das crianças. No entanto, os pequenos podem apresentar dificuldades para comer certos tipos de alimentos e, muitas vezes, os pais não sabem o que fazer.

ANÚNCIO

É preciso ter paciência e também adotar algumas estratégias simples no dia a dia para ajudar o seu filho a ter uma alimentação mais saudável e variada. Sendo assim, que tal conhecer alguns destes truques? Confira 6 deles a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:

1. Reduza a quantidade de doces

É muito importante que a criança não consuma muitos doces, pois, eles são ricos em calorias e não contem nutrientes que auxiliam os pequenos a crescer de forma saudável, além de danificar os dentinhos, por exemplo. Sendo assim, chicletes, balas e pirulitos, devem ser oferecidos o mínimo possível e, em seguida, escovar bem os dentes para reduzir o risco de cáries.

Recomendados

É indicado que os doces sem restritos a apenas 1 vez na semana e somente após a criança comer toda a refeição principal. Além do mais, como é habitual os filhos seguirem o comportamento dos pais, é essencial que eles, e todos os que convivem na casa, evitem consumir doces na presença da criança.

2. Ofereça o alimento mais de uma vez

Ainda que a criança fale que não gosta de tal alimento que lhe foi oferecido, deve-se insistir em seu consumo. Isto, pois, pesquisas apontam que uma pessoa pode experimentar determinado alimento por até 15 vezes antes de declarar se gosta ou não.

Sendo assim, se o pequeno manifestar não gostar de algo, insista mais algumas vezes, mas não force. Se ele apresentar que vai vomitar, é melhor dar um tempo e aguardar um pouco até lhe oferecer outra vez.

3. Deixe a criança comer sozinha

Ainda que inicialmente faça muita bagunça, a partir de 1 ano, as crianças já devem comer sozinhas. Se ela não colocar nenhuma colher de comida na boca, evite fazer ameaças, porém, estimule sua vontade de comer, comendo na frente dela e elogiando o alimento, por exemplo.

4. Faça uma variedade na apresentação do alimento

Para que a criança aprenda a consumir legumes e frutas, uma boa estratégica é variar a maneira como estes alimentos lhe são oferecidos. A cor e a textura também podem influenciar no paladar. Se o pequeno não gosta de cenoura ralada, por exemplo, pode-se experimentar cozinhá-la em quadradinhos juntamente com o arroz.

Além do mais, a maneira como o prato está sendo apresentado pode fazer com que a criança se sinta mais atraída e com vontade de comer o alimento. Sendo assim, pratos com desenhos, coloridos ou com a comida organizada de forma que pareça um personagem, por exemplo, podem estimular o apetite e a vontade da criança comer.

5. Se atente ao ambiente

Caso o ambiente seja de irritação e estresse, é mais provável que a criança faça birras ou recuse a comida. Sendo assim, é importante manter um diálogo agradável à mesa com o bebe ou criança, mostrando interesse por suas reações. Para que a vontade de comer não vá embora, é essencial também não interromper a refeição por mais de 15 minutos.

6. Confirme que a criança está com fome

É essencial garantir que a criança esteja com fome para que assim, coma toda a refeição que lhe foi oferecida. Desta forma, uma estratégia é evitar dar comida à ela cerca de 2 horas antes da refeição, em especial, doces ou pães.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/08/conheca-5-alimentos-muito-bons-para-manter-a-saude-dos-seus-olhos/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/07/alho-conheca-6-beneficios-maravilhosos-que-ele-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias