Saúde e Bem-estar

A síndrome do Choque Tóxico: como uma mulher descobriu um problema ao passar três meses com um absorvente dentro de si

Ela jamais imaginou que algo assim aconteceria

A síndrome do Choque Tóxico: como uma mulher descobriu um problema ao passar três meses com um absorvente dentro de si
A síndrome do Choque Tóxico: como uma mulher descobriu um problema ao passar três meses com um absorvente dentro de si (Reprodução: Instagram)

Se você ainda não conhece sobre a Síndrome do Choque Tóxico, é melhor saber, pois apesar de ser uma condição rara, pode se desenvolver em questão de horas e ser fatal. Foi o que descobriu a estrela do reality show Love Island, Maura Higgins, e decidiu contar sua história para que mais pessoas se atentem a isso.

ANÚNCIO

Leia também:

Como fazer com que o refluxo não atrapalhe as aulas de ioga

Recomendados

Ela admitiu: “Eu tive uma experiência muito ruim […] Eu sei que você não deve deixar um absorvente interno por mais do que eu acho que são nove horas. Acho que é o máximo. Havia um tampão dentro de mim por três meses. Quando o médico encontrou, estava grudado no colo do útero e eu estava muito doente. Eu não sabia o que estava acontecendo.” Ela continuou, dizendo: “essas coisas acontecem. Tenho certeza que há tantas mulheres que já fizeram isso antes. Há pessoas que morreram por isso acontecer. Garotas jovens podem não perceber – você sai à noite, e se você ficou muito bêbado e esqueceu? Essas coisas realmente acontecem.”

Mas, ao invés de ter um pânico sempre que estiver assustada, é melhor saber mais para entender como resolver essas questões. Causada por uma cepa da bactéria Staphylococcus aureus, ela pode ser encontrada na pele e nas membranas mucosas, que sob certas condições, faz com que as bactérias floresçam e se multipliquem produzindo toxinas que se acumuladas, trazem várias complicações para o nosso corpo.

Uma das coisas que pode aumentar essa proliferação é o uso do absorvente interno, ou do coletor menstrual, já que a umidade, calor e absorção faz com que as bactérias cresçam ainda mais, produzindo mais toxinas. Além disso, cortes, picadas, queimaduras de insetos, infecções de pele e cirúrgicas também podem causar esse problema, mas pelo menos metade dos casos está relacionado à menstruação em si.

Por isso é tão importante não passar mais de 8 horas com um absorvente interno, sendo melhor retirar o quanto antes dependendo do seu fluxo menstrual. O importante é que esse é um caso tratável se for identificado precocemente.

Entre os sintomas, estão uma febre alta repentina junto com sintomas gripais repentinos, confusão mental e perda da consciência, então é preciso ficar atenta à esses sintomas, principalmente se você estiver na menstruação.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias