Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: que tal uma inspiração de nomes havaianos?

Os nomes provenientes da ilha, trazem lindos significados para os bebês

Nomes de bebê: que tal uma inspiração de nomes havaianos?

Quando chega o momento de escolher o nome do novo bebê que está chegando na família, muitas pessoas recorrem à inspirações de nomes de origem francesa, italiana. Mas que tal buscar as origens de um lugar um pouquinho diferente?

A cultura havaiana é muito rica e conta com nomes lindos, que além de únicos, ainda trazem consigo fortes significados. Entre eles, você encontrará até mesmo referências aos filmes da Disney que se inspiraram nas ilhas do arquipélago norte-americano.

1. Hani

Já começamos com uma opção que vai agradar aos papais que estiverem esperando tanto uma menina quanto um menino, porque Hani é um nome havaiano unissex. De forma literal, ele significa “toque ou movimento leve”, mas quando associado a uma pessoa, ele passa a ter a definição de “aquele(a) que é delicado(a)”.uma pessoa, ele passa a ter a definição de “aquele(a) que é delicado(a)”.

Recomendados

2. Oliana

Também de origem latina, Oliana significa “cheirosa” ou “odorosa” que, mesmo não sendo uma palavra popular, remete a alguém que emana odor agradável.

3. Malie

Já se um dos desejos para o seu bebê são dias tranquilos, Malie é o match perfeito. Com raízes havaianas, a nomenclatura significa “serena” ou “calma”. Bonito, né? Além de, claro, seus apelidos também serem fáceis e fofos, como Ma ou Mali.

4. Kailani

Podendo ser escrito com “y” no meio e “e” no final, esta versão do nome de origem havaiana une duas palavras: “kai” que significa “mar” e “lani” que corresponde a “céu”. Assim, a nomenclatura recebe a definição de “mar e céu” ou “no mar e no céu”, trazendo valores de abundância e imensidão para o bebê que está a caminho.

5. Ohana

Sim, os fãs de “Lilo & Stitch” estão com o significado desta expressão na ponta da língua. Ohana é um nome que vem da língua indígena do Havaí e significa “família” em seu contexto mais amplo, incluindo família de sangue e do coração.

6. Lilo

E se é para falarmos deste clássico da Disney, não há como deixar de fora outro nome havaiano que, desta vez, faz parte do título do filme. Na origem havaiana, Lilo traz o belo significado “generosa” para as pequenas assim nomeadas. Entretanto, as raízes da nomenclatura não param no popular arquipélago norte-americano.

Há também quem interprete o nome como a forma encurtada de Liselotte, que combina “Lise” e “Charlotte”. Assim, sua definição acaba sendo construída pelos significados de cada um dos nomes – “mulher em que Deus é abundância” ou “mulher do povo em que Deus é juramento”.

7. Koa

Aos fãs de nomes curtinhos e marcantes, temos Koa. A nomenclatura havaiana faz referência a uma popular árvore que cresce na região e serviu, durante anos, para esculpir canoas – item essencial para famílias conseguirem buscar seus alimentos e sobreviverem.

Mais tarde, o material passou a ser usado nas pranchas de surfe e, em casos mais raros, nos instrumentos musicais. Com esta história marcante por detrás, Koa é associado a significados como alguém “forte”, “corajoso” e até mesmo “guerreiro”.

8. Keanu

Esta inspiração havaiana, inclusive do ator Keanu Reeves, significa “brisa fresca da montanha” e integra facilmente a lista de opções de nomes unissex para os pais que estão em busca de um nascimento livre de qualquer pressão de gênero.

9. Moana

“O horizonte me pede para ir tão longe… Será que eu vou? Ninguém tentou”. Provavelmente, você leu esse trecho de forma cantada, por causa do filme “Moana”, que não só popularizou a história da garotinha, como formou uma legião de apaixonados pelo nome.

Assim como a protagonista perguntava-se sobre as águas que gostaria de mergulhar, o seu nome remete a elas ao significar “oceano” ou “mar profundo”.

10. Kauai

No Brasil, o nome ganhou atenção após a atriz Danni Suzuki escolher esta nomenclatura para o seu primogênito. A inspiração foi o Havaí, local do seu casamento com o ex-marido, Fábio Novais. Kauai é o nome de uma ilha do arquipélago norte-americano e, por isso, subjetivamente quem é assim chamado é designado como “protetor da ilha”.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: estes são os nomes mais populares da América Latina para meninas e meninos

Nomes de bebê: Turma da Mônica veio aí para te inspirar com lindos nomes

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM