Sexualidade

Sexo na gravidez: é seguro? Pode fazer? Veja aqui alguns mitos e verdades sobre o assunto

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se o sexo é algo seguro ou até recomendado durante a gestação

Sexo na gravidez: é seguro? Pode fazer? Veja aqui alguns mitos e verdades sobre o assunto

O sexo na gravidez, além de ainda ser um grande tabu em nossa sociedade, é um assunto permeado de dúvidas. As perguntas vão desde se o ato é seguro para a gestante e o bebê, até se as relações são indicadas para o período.

Para desmistificar o assunto, a jornalista especialista em saúde, Mariana Varella preparou um compilado com algumas afirmações e dúvidas para ficarmos por dentro de tudo o que precisamos saber sobre sexo na gravidez.

1. A penetração pode atingir o feto

MITO

Recomendados

O feto fica posicionado dentro do útero, protegido pela musculatura do órgão, por membranas e pela bolsa que contém o líquido amniótico. Não há, portanto, nenhum risco de que o pênis atinja o bebê.

2. O sexo é recomendado na gravidez

DEPENDE

Se não houver nenhuma contraindicação e a gestante desejar a relação sexual, o sexo pode ser algo bom. “A relação sexual melhora a conexão emocional do casal, além de liberar endorfina, que melhora a sensação de bem-estar”, explicou Ana Luiza Detoni, fisioterapeuta pélvica, em entrevista ao Portal Drauzio Varella.

3. Há contraindicações para o sexo na gravidez

VERDADE

De acordo com a ginecologista e obstetra dra. Fátima Iyetunde Oldadejo, é preciso conversar com a obstetra ou a enfermeira obstétrica para verificar se há alguma contraindicação para a prática sexual. “Os problemas mais comuns que podem restringir a atividade sexual são sangramento vaginal sem causa definida; dilatação prematura do colo uterino; placenta prévia, em que a placenta recobre parcial ou totalmente o colo do útero; ou histórico de parto prematuro.”

4. É normal querer transar mais ou menos durante a gravidez

VERDADE

Com as alterações hormonais, físicas e emocionais que a gravidez traz, é comum que a mulher sinta modificações na libido. Isso significa que a gestante pode ter mais ou menos desejo sexual nesse período, e ambas as situações são normais. Além disso, o desejo pode variar conforme a gravidez avança. É importante estabelecer uma boa relação e conversar francamente com o parceiro ou parceira.

A vontade da gestante deve ser levada em conta sempre. Caso ela não se sinta à vontade ou com desejo para manter relações sexuais, isso deve ser respeitado. Manter o diálogo entre o casal e com profissionais de saúde pode ajudar a lidar com os receios comuns nesse período.

5. O orgasmo pode desencadear contrações

VERDADE

De acordo com a Fátima Iyetunde Oldadejo, o orgasmo, com ou sem penetração, libera ocitocina, hormônio que atua nas contrações uterinas. Além disso, o esperma contém prostaglandinas, substâncias que podem desencadear contrações. “Se a gravidez estiver transcorrendo bem, essas contrações são bem toleradas e não provocam o início do parto”, explicou a médica.

6. Sexo durante a gestação causa dor.

MITO

Embora a mulher possa sentir incômodo durante a relação, principalmente nas fases mais avançadas da gravidez, se houver diálogo entre os parceiros para que ambos busquem uma posição mais confortável para a gestante e para que ela consiga relaxar, não há motivo para a relação ser dolorosa.

7. Existe uma posição mais adequada para a penetração

VERDADE

A melhor posição é aquela em que a gestante se sente mais confortável. “O uso de lubrificante e a adoção de postura em que a mulher consiga controlar melhor a profundidade da penetração ou que ela consiga apoiar a barriga, como de lado, por exemplo, são boas dicas. Além disso, também é possível experimentar outras formas de relação sexual que não incluam a penetração”, afirmou Ana Luiza.

8. As relações sexuais devem ser interrompidas no 1º trimestre ou no 3º trimestre.

MITO

Se a gravidez transcorrer bem e a mulher assim desejar, não é preciso interromper as relações sexuais em nenhuma fase da gestação. Consulte o obstetra para verificar se há alguma contraindicação para manter uma vida sexualmente ativa na gravidez.

9. É preciso passar por uma avaliação médica antes de ter relações sexuais grávida

VERDADE

É importante fazer uma avaliação com o obstetra para verificar se há alguma contraindicação para a atividade sexual. Se não houver, é importante conversar com o parceiro para buscar uma posição que seja confortável.

10. É preciso tomar cuidado com as ISTs durante a gestação

VERDADE

Algumas ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) podem trazer sérios riscos ao feto, como a sífilis. Assim, durante a gravidez, a gestante deve realizar o pré-natal para verificar se tem alguma IST e utilizar preservativo durante as relações sexuais, principalmente se não estiver em uma relação monogâmica. “Se o parceiro praticar sexo com outras pessoas, é essencial usar preservativo para evitar infecções sexualmente transmissíveis, que podem ser graves tanto para a gestante quanto para o feto”, disse a dra. Fátima Iyetunde Oldadejo.

Na gestação também aumenta o risco de infecções urinárias, então uma boa dica é urinar depois da relação, para limpar a uretra.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Por que muitas mulheres não conseguem chegar ao orgasmo?

Ciência explica se precisamos mesmo de sexo em nossas vidas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM