A família real britânica sempre esteve no foco dos holofotes. Isso porquê, sendo a família real mais popular do mundo, os nomes de William, Charles e Diana estão sempre estampados nas manchetes dos principais jornais.
ANÚNCIO
E por falar em nome, a família conta com uma infinidade de opções de nomes clássicos e com significados lindos que podem te inspirar para a chegada da princesa ou príncipe que está vindo aí.
1. ANDREW
É a versão inglesa de André, é muito popular em várias línguas. Este nome é interpretado como viril, másculo ou valente, originário do grego andros, que significa homem. Na Bíblia, é o nome do primeiro discípulo de Jesus e irmão de São Pedro.
O Príncipe Andrew é o terceiro filho da Rainha Elizabeth II e duque de York. Oitavo na linha de sucessão ao trono britânico, tem duas filhas: Eugenie e Beatrice, fruto do seu casamento com a ex-esposa, Sarah Ferguson, conhecida como Fergie. Andrew foi acusado de ter cometido abuso sexual contra uma menina menor de idade, por isso, no começo deste ano, a própria rainha retirou dele os títulos militares.
2. ANNE
Em português, Ana, que significa “graça”, do hebraico Hannah. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.
Anne é a única filha da rainha e tem o título de Princesa Real desde 1987. Atualmente, ocupa a 16ª posição na linha de sucessão ao trono. É mãe de Zara Tindall e Peter Phillips.
3. BEATRICE
É a forma inglesa e italiana de Beatriz. Vem do latim beatus, traduzido como beata. Ou de beare, “aquela que traz felicidade”. Outra hipótese é viatrix, o mesmo que viajante em latim.
ANÚNCIO
A Princesa Beatrice é neta da Rainha Elizabeth II e filha do Príncipe Andrew. É a nona pessoa da lista para chegar ao trono e também atua como uma Conselheira de Estado. Ela tem uma filha, Sienna.
4. CAMILLA
Vem do latim Camillus. Assim eram chamados os jovens ricos que auxiliavam os sacerdotes nas cerimônias de sacrifícios aos deuses da Roma Antiga. Possivelmente, a origem está no fenício kadm-el, que quer dizer “ministro de Deus”. No Brasil, mais de 470 mil pessoas são chamadas assim.
Camilla Parker-Bowles é casada com Charles III, filho mais velho da rainha, desde 2005. Com a morte de Elizabeth II, ela se tornou a nova rainha consorte do Reino Unido e de mais quatorze estados independentes que formam os Reinos da Comunidade de Nações.
5. CATHERINE
Versão inglesa de Catarina, significa pura. Vem do grego Aika tharina, que originou a forma latina Katharina, inspirada em Katharós, que quer dizer puro ou imaculado. É um nome muito usado pela realeza.
Catherine, mais conhecida como Kate Middleton, é a atual Princesa de Gales, casada com o Príncipe William, herdeiro ao trono britânico. Assim, é uma futura rainha consorte esperada do Reino Unido. Ela tem três filhos com o marido: o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis.
6. CHARLES
Carlos, em português, vem do germânico Karl, que pode ser traduzido como varão, viril ou, somente, homem. É um nome que foi adotado com frequência por diversas famílias reais.
Filho mais velho da Rainha Elizabeth II, Charles III assumiu o trono e se tornou o rei do Reino Unido e de mais catorze estados independentes, chamados de Reinos da Comunidade de Nações desde 2022, após a morte da sua mãe. É também o chefe da Commonwealth, uma grande organização intergovernamental composta por 53 países independentes. Foi casado com Diana, a Princesa de Gales, até 1996, e teve dois filhos: William e Harry. Desde 2005, é casado com Camilla Parker-Bowles.
7. CHARLOTTE
Diminutivo feminino, em francês, de Charles, que significa viril ou homem, no germânico. Dessa forma, pode ser interpretado como mulher ou até “mulher do povo”, “mulher livre”, por extensão.
A Princesa Charlotte de Gales é bisneta da Rainha Elizabeth II, filha da Princesa Kate Middleton e do Príncipe William, e tem apenas 7 anos. Terceira na linha de sucessão ao trono, é irmã do Príncipe George e do Príncipe Louis.
8. DIANA
Originário do latim Diana, derivado de Dius, que quer dizer celeste, divino. É o nome da deusa latina da caça, filha de Júpiter e Latona. No Brasil, mais de 74 mil pessoas foram registradas assim.
Diana Spencer se tornou a Princesa de Gales após se casar com o rei Charles III, em 1981, que na época era o herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II. Conhecida também como Lady Di, era muito adorada pelo público e foi apelidada de “princesa do povo”. Ela teve dois filhos durante o seu casamento com o monarca: o Príncipe William e o Príncipe Harry. Diana morreu em 1997, um ano após o seu divórcio, em um acidente de carro em Paris que abalou o mundo inteiro.
9. EDWARD
Versão inglesa de Eduardo. Significa ‘’guardião das riquezas’', do anglo-saxão Hrod-ward. É um nome muito usado nas casas reais inglesas.
O Príncipe Edward é o Conde de Wessex e filho caçula da Rainha Elizabeth. Atualmente, ocupa a 13ª posição na linha de sucessão ao trono britânico. Casado com Sofia, a Condessa de Wessex, tem dois filhos: Louise e James.
10. ELIZABETH
É a variação, em inglês, de Elisabete, que vem do hebraico Eli-zabad e quer dizer “Deus dá”. Alguns autores também interpretam como “consagrada a Deus” ou ainda “Deus é abundância”. Muitas rainhas tiveram este nome. Há cerca de 54 mil pessoas registradas com este nome no Brasil.
A Rainha Elizabeth II cumpriu o maior reinado britânico, com 70 anos ao trono. Coroada em 1953, aos 25 anos, ela havia celebrado o Jubileu de Platina em junho, mês em que superou o tempo de reinado do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, morto em 2016. Ela reinou em 32 estados independentes durante a sua vida, 14 dos quais até à data da sua morte. Foi chefe da Commonwealth e também foi a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor. Durante seu casamento com o Príncipe Philip, teve quatro filhos: Charles III, Anne, Andrew e Edward. A rainha morreu em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, deixando, além dos filhos, oito netos e 12 bisnetos.
11. EUGENIE
Eugênia, em português, que vem do grego eugenios. Corresponde a bem-nascida ou nobre. Não é um nome tão utilizado no Brasil, com apenas 17 mil registros.
A Princesa Eugenie é a filha mais nova do Príncipe Edward e a sexta neta da Rainha Elizabeth II. Irmã da Princesa Beatrice, é a 11ª na linha de sucessão ao trono britânico.
12. GEORGE
É a variação inglesa de Jorge. Significa agricultor, do grego Geórgios ou Georgós. É bastante comum no exterior, mas, no Brasil, cerca de 36 mil pessoas foram registradas assim.
O Príncipe George de Gales é o filho mais velho de William e Kate Middleton, bisneto da Rainha Elizabeth II. Com apenas 9 anos, é o segundo na linha de sucessão ao trono, atrás apenas de seu pai. Tem dois irmãos: Charlotte e Louis.
13. HARRY
De origem inglesa, designa “governante do lar” ou “príncipe do lar”, a partir do germânico Haimirich, formado pela junção dos termos, heim que significa “lar” ou “casa” e rik, que quer dizer “príncipe”, “senhor” ou “poder”.
O Príncipe Harry é o segundo filho do rei Charles III e da Princesa Diana. Casado com Meghan Markle, desde 2018, ele tem dois filhos: Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1 ano. É o quinto na linha de sucessão ao trono britânico, mesmo após ter anunciado que iria abdicar dos deveres e funções na família real, em 2020.
14. LOUIS
Luís, em português, é a forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod, que quer dizer glória ou fama, e wig, traduzido como guerreiro. Assim, pode ser interpretado como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”. Foi o nome de diversos reis ao longo da história.
O Príncipe Louis de Gales é o filho caçula de William e Kate Middleton. Com apenas 4 anos, é o quarto na linha de sucessão ao trono. Tem dois irmãos: o Príncipe George e a Princesa Charlotte.
15. MEGHAN
Significa “pequena pérola”, é o diminutivo galês de Margaret, primeira forma antiga de Margarida, originário do latim Margarita. Derivado do grego margarítes, que literalmente quer dizer “pérola”.
Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, é uma ex-atriz estadunidense, mais conhecida pelo seu papel na série “Suits”, casada com o Príncipe Harry. Ela tem dois filhos com seu casamento com Harry: Lilibet e Archie. Em 2020, junto com o marido, decidiu se afastar da família real e se tornar financeiramente independente.
16. PHILIP
O mesmo que Filipe em inglês. Originário do grego Philos-hippos, é interpretado como “o que gosta de cavalos”.
O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, foi o marido da Rainha Elizabeth II e Príncipe Consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos reinos da Comunidade das Nações de 1952. É o pai do Rei Charles III, do Príncipe Andrew, do Príncipe Edward e da Princesa Anne. Faleceu em 2021, aos 99 anos.
17. WILLIAM
É a variação inglesa de Guilherme. Traduzido do germânico Will-helm, pode ser livremente interpretado por ‘’protetor decidido’'. É um nome frequente nos países do exterior, mas no Brasil, também é bem utilizado, com mais de 60 mil registros.
O Príncipe William de Gales é o filho mais velho do Rei Charles III e da Princesa Diana, o que o torna o herdeiro do trono britânico. Neto da Rainha Elizabeth, é um membro da Casa de Windsor. Casado com Kate Middleton desde 2011 e tem três filhos: o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis.
18. ZARA
Provavelmente surgiu a partir do árabe Zahrah, que significa “flor que floresce”. Também é associado à versão inglesa de Zaire.
Zara Tindall é a única filha de Anne, a Princesa Real do Reino Unido, e do capitão Mark Phillips. Ela tem uma longa carreira no hipismo e tem três filhos: Mia, Lena e Lucas. Como neta da falecida Rainha Elizabeth II, é a vigésima pessoa na linha de sucessão ao trono britânico.
· · ·
+ NOMES DE BEBÊ:
Nomes de bebê: confira lindas combinações com o nome Maria para a sua filha
Nomes de bebê: estes 16 nomes foram banidos pelo mundo
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.