Estilo de Vida

Alguns truques te ajudam a afiar a faca da cozinha de modo mais fácil

Suas refeições vão ficar ainda melhores

Alguns truques te ajudam a afiar a faca da cozinha de modo mais fácil

Ter boas facas e bons utensílios para cozinhar é algo fundamental, já que com isso não só a preparação fica melhor, mas também o resultado do cozimento, fazendo com que seus tomates não virem purês, e nem sua carne fique destruída. Isso acontece porque as facas precisam ser afiadas regularmente, e quando elas perdem o fio, acabam não cortando os alimentos como antes.

Leia também:

Ter temperos naturais em casa é possível com alguns truques

Quando isso acontece, geralmente mandamos a faca para algum lugar especializado em afiar, mas com alguns truques rápidos você pode não só economizar dinheiro, mas também aprender a fazer em casa para deixar tudo mais prático. Pronta para saber como fazer você mesma?

Um dos métodos mais conhecidos é utilizar uma outra faca para afiar. É bom lembrar que é necessário ter muito cuidado nesse momento, já que estamos lidando com itens que são cortantes e podem causar algum acidente. Aqui, é só deslizar a lâmina de uma faca sobre a outra, repetindo a operação várias vezes dos dois lados, por alguns minutos.

Você pode também tentar fazer o mesmo com uma xícara, virando-a de cabeça para baixo e deslizando a faca pela borda repetidas vezes. É só colocar a lâmina da faca entre 20 e 30 graus, que ela volta ao seu fio. Você pode fazer o mesmo se tiver uma garrafa de vinho ou de cerveja, fazendo o mesmo processo com a boca da garrafa.

Para que o resultado dure muito mais, é preciso manusear e limpar as facas do jeito certo, fazendo com que elas fiquem bem mais cuidadas. É necessário não lavar as facas em uma máquina de lava-louças, já que a faca tem uma borda delicada que pode ser danificada por conta do calor, ainda mais se for feita de madeira ou plástico.

Quando a faca não estiver mais afiada, é melhor não esperar para repetir o processo, usando sempre uma tábua de corte para evitar a deterioração da peça. e não usá-la também para arrastar os ingredientes, limpando a faca e a guardando em um espaço separado de outros utensílios.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM