Saúde e Bem-estar

Conheça 5 dicas simples para beber e não ficar de ressaca

Ingerir um copo de água entre cada copo de bebida alcoólica, por exemplo, pode ajudar

Jovens bebendo

Ainda que possa ocasionar problemas na saúde, muitas pessoas gostam, e tem o costume, de ingerir bebidas alcóolicas, como cervejas, vinhos, champagnes, whisky, entre outras, com uma certa frequência.

Entretanto, o momento da ingestão do álcool pode proporcionar certa alegria e prazer, mas, quando isto é feito de forma exagerada, pode resultar em ressaca para o dia seguinte. Os sintomas de uma ressaca podem ser os mais variados possíveis, como por exemplo, dores de cabeça, enjoos, dores no corpo e vômitos.

Existem dicas simples que podem ajudar uma pessoa a beber e não ficar de ressaca no outro dia. Confira algumas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

1. Consumir algo doce entre um copo e outro

Optar por comer alguns pedaços de frutas enquanto bebe pode ser uma excelente maneira de evitar a bebedeira e, consequentemente, a ressaca no outro dia. Escolher uma caipirinha de frutas, por exemplo, é melhor do que a cachaça pura. Esta traz frutose e glicose, para auxiliar a processar o álcool e as frutas devolvem o potássio perdido durante a urina.

Comer um pedaço de chocolate meio amargo também pode ser uma opção, já que o consumo de açúcar reduz a absorção do álcool pelo organismo. A quantidade de doce a se comer, depende da do álcool que vai ingerir. Entretanto, em média, para cada copo de bebida, o indivíduo precisa comer um quadrado de chocolate.

2. Comer alimentos salgados

Como não se deve ingerir bebida alcoólica de estômago vazio, uma outra estratégia também é fazer uma refeição antes de começar a beber. Além do mais, comer petiscos como azeitona, queijo ou amendoim, por exemplo, enquanto bebe, pode ajudar. Isto porque com o intestino cheio, o álcool é absorvido lentamente e não atinge muito o fígado.

3. Não juntar diferentes bebidas

Não misturar diferentes bebidas é uma estratégia muito importante. Por exemplo, quando se inicia a festa bebendo cerveja, deve-se permanecer tomando-a, deixando de lado outros tipos de bebida alcoólica. Isto porque a mistura faz com que o álcool se metabolize mais rapidamente pelo fígado, e o indivíduo acabe ficando bêbado.

4. Ingerir um copo de água entre cada bebida

Ingerir um copo de água após cada copo de bebida alcóolica é uma dica muito importante para evitar ficar de ressaca. Isto porque a água não possui calorias, sendo a escolha mais saudável do que todas as outras. Na medida em que o álcool vai desidratando, a água hidrata novamente e deixa o corpo equilibrado, reduzindo riscos de ressaca no outro dia.

Já água com gás e refrigerantes devem ser evitados, pois o corpo absorve ainda mais rápido o álcool com o gás e as chances de o indivíduo ficar bêbado é maior. Também é aconselhado antes de dormir ingerir um copo cheio de água.

5. Beber chá de gengibre ou de ginseng

De acordo com o portal, estudos apontam que se antes de começar a beber, ingerir um chá de gengibre com tangerina e açúcar mascavo ou um de ginseng vermelho, pode-se auxiliar na diminuição da quantidade de álcool que alcança a corrente sanguínea, prevenindo a ressaca ou reduzindo os sintomas de mal-estar e náuseas. Uma ótima dica é ingerir uma xícara de 100 ml de um dos dois, cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar o consumo da bebida alcoólica.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/05/natacao-5-beneficios-que-este-exercicio-pode-proporcionar-para-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/04/menopausa-conheca-cinco-exercicios-otimos-para-fazer-neste-periodo/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM