Saúde e Bem-estar

Estudo mostra como a depressão envelhece mais do que o cigarro

Por essa a gente não esperava, né?

Estudo mostra como a depressão envelhece mais do que o cigarro
Estudo mostra como a depressão envelhece mais do que o cigarro (Reprodução: Pexels)

Cuidar da nossa saúde mental é tão importante como cuidar da nossa saúde física, e um estudo feito pela revista Aging-US comprovou como a depressão pode nos envelhecer mais rapidamente do que o cigarro. Segundo o estudo, temos nossa idade cronológica e nossa idade biológica, que é influenciada pela genética, estilo de vida e outras coisas, tendo um risco maior de doenças.

ANÚNCIO

Leia também:

Chloe Moretz desabafou sobre se tornar reclusa após um meme com seu corpo

Com isso, os pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade Chinesa de Hong Kong construíram o relógio do envelhecimento após uma pesquisa com 4846 pessoas, 18 biomarcadores sanguíneos que mostravam o nível de colesterol, além de computar outros dados da saúde.

“Fatores psicológicos, como sentir-se infeliz ou solitário, somam 1,65 anos à idade biológica, e o efeito agregado excede os efeitos do sexo biológico, área de moradia, estado civil e estado de tabagismo”, disse Fedor Galkin, autor do estudo. “Concluímos que o componente psicológico não deve ser ignorado nos estudos de envelhecimento devido ao seu impacto significativo na idade biológica”.

Galkin continuou: “Ao todo, demonstramos que o ritmo do envelhecimento está significativamente associado a características psicológicas. A contribuição observada do estado mental de uma pessoa para a idade biológica é significativa e é comparável ao efeito do tabagismo. Cuidar de sua saúde psicológica é o maior contribuinte que você pode ter para desacelerar seu ritmo de envelhecimento”.

Por essas e outras que muitas pessoas se atentam ainda mais aos cuidados com a saúde mental, o que nos faz repensar todo o nosso estilo de vida e considerar uma busca por ajuda, uma terapia e até o uso de medicamentos se for necessário, tudo após um diagnóstico feito com um profissional.

ANÚNCIO

As mídias sociais também agravaram a questão da saúde mental, o que nos faz sentir mais depressivos e sozinhos por ver outras pessoas tão felizes e curtindo tanto a vida. Vale lembrar que, se for necessário, é melhor sair desses ambientes que te deixam mal ao invés de ficar lá apenas por ficar.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias