Saúde e Bem-estar

Saúde mental e bem-estar: 6 alimentos para combater a ansiedade

Alguns alimentos são verdadeiros aliados no nosso bem-estar; veja algumas opções fáceis e gostosas

6 alimentos para combater a ansiedade

Tudo o que comemos influencia na nossa saúde e bem-estar. Nos últimos anos, uma série de pesquisas têm relacionado a nossa alimentação na manutenção da nossa boa saúde mental. Alguns ajudam na produção de serotonina, por exemplo, conhecido como hormônio da felicidade.

Mas muitas pessoas imaginam que cuidar da alimentação desta forma, pode ser chato e nada gostoso. No entanto, podemos garantir que existem muitas opções saborosas que ajudam a controlar a ansiedade e que podem ser incluídas facilmente no seu dia a dia.

Em entrevista ao portal Terra, o especialista em emagrecimento e performance, Dr. Fernando Cerqueira, separou algumas boas opções para incluir na dieta e cuidar da saúde mental. Confira:

Recomendados

1 - Cogumelos

Pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro tipo de cogumelo comestível. As vantagens são grandes, principalmente as relacionadas aos “benefícios associados ao aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental”, explica o nutrólogo.

2 - Brócolis

Pode confessar, alguém já mandou você comer brócolis quando era criança. Acredite, por mais que o paladar da época não fosse muito receptivo ao alimento, quem te falava isso queria o seu bem. “O legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes”, conta Cerqueira.

3 - Couve

Para melhorar a saúde mental, também é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos e o modo de preparo. A vontade de refogar uma couve com alho e servi-la em uma feijoada é tentadora, eu sei. E não há nada de errado nisso. É preciso ter apenas equilíbrio. “A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos”, diz o especialista.

Sample HTML block

4 - Espinafre

Quem falava para você comer brócolis, de vez em quando, também recomendava um espinafre? De acordo com Cerqueira é uma boa ideia: “o vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos”, afirma.

5 - Escarola

Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola. “Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória”, explica o nutrólogo.

6 - Feijão

O amado e popular feijão não podia ficar de fora. “O grão é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse, e vitaminas do complexo B”, finaliza Cerqueira.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Saúde mental é a segunda maior preocupação dos brasileiros em relação à saúde

É ciência: esta rotina de 5 minutos pode ajudar seu bebê a dormir mais rápido

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM