Já sentiu que para você as interações sociais exigem o máximo de esforço possível? Com a geração Z, o termo “bateria social” ficou ainda mais em alta, e podemos pensar como uma bateria real, que quando é carregada funciona super bem, mas aos poucos vai perdendo sua energia e não sente nem vontade de fazer tal coisa.
ANÚNCIO
Leia também:
Chrissy Teigen abre o coração sobre sentir seu bebê mexer na barriga
Bateria social também é um termo muito usado quando as pessoas querem falar sobre sua capacidade de socialização, seja ela pequena ou de curta duração, que quer dizer que uma pessoa tem menos energia para socializar, ou já se sente esgotada só de ter que pensar em socializar com outras pessoas.
Para saber se nossa bateria social está acabando, existem alguns sinais. “Todo mundo terá seus próprios sinais de alerta personalizados ou gatilhos para perceber quando sua bateria social está se esgotando, mas alguns comuns podem incluir: sentir-se estressado ou esgotado, menos interesse em conversar, sentir-se retraído, sentir-se deprimido, desejo de ir para casa ou sentimentos de pavor antes de um evento de socialização”, diz Jade, psicólogo especialista.
Os extrovertidos, por exemplo, acham que as reuniões e funções sociais são cansativas, e começam algo com a bateria totalmente carregada, mas que rapidamente descarrega e perde o interesse. Para os extrovertidos, socializar é energizante, e ao passar do tempo, sua bateria fica totalmente carregada.
Algumas coisas podem afetar nossa bateria social, como a saúde mental quando estamos sofrendo de estresse, depressão, ansiedade e autismo, que podem esgotar facilmente nossa bateria. Além disso, com quem a gente socializa faz com que seja menos desgastante do que com outras pessoas, junto com o tempo de duração.
ANÚNCIO
Perder a conexão com outras pessoas faz com que a gente diminua a autoestima e a autoconfiança, trazendo no lugar um humor negativo, estresse, aumento da ansiedade e da depressão, chegando até ao esgotamento social.
Para recarregar, precisamos saber o que drena nossa bateria social. “No entanto, algumas maneiras de garantir que você recarregue regularmente sua bateria social pode incluir agendar um horário após as atividades sociais para recarregar, exercitar-se, permitir-se um descanso “sem culpa”, fazer uma pausa na tecnologia e comunicar seus limites”, conta Jade.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.