Saúde e Bem-estar

Conheça o triptofano, o aminoácido da felicidade e saiba onde encontrá-lo no seu dia a dia

A substância é fundamental para a produção de hormônios que ajudam na sensação de bem-estar e pode ser encontrada em alimentos que você tem em casa

Conheça o tripofano, o aminoácido da felicidade e saiba onde encontrá-lo no seu dia a dia

Os alimentos que consumimos possuem um papel muito maior no nosso corpo do que apenas nos alimentar e nos dar energia. Alguns alimentos específicos são capazes de nos fornecer certos aminoácidos que nos ajudam na produção de hormônios de bem-estar, por exemplo.

Um deles é o triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade.

Isso significa que, uma pessoa que tem baixos níveis de triptofano no corpo, pode ficar suscetível à problemas relacionados com a saúde mental, como estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Recomendados

Mas apesar de ser necessário para o bom funcionamento do corpo, o organismo humano não consegue produzi-lo sozinho. Por isso é tão importante buscar fontes naturais de triptofano para regular o humor e manter a saúde mental em dia.

Alimentos que são fontes de triptofano

1. Peixes

Peixes como salmão, truta, sardinha, atum e arenque, além de terem boas quantidades de triptofano, também aportam gorduras essenciais, como o ômega-3, que o corpo não consegue produzir sozinho.

2. Banana

Fruta rica em fibras, potássio e vitaminas. Além de ter um custo relativamente barato, a banana também pode ser encontrada em quase todos os mercados do Brasil.

3. Grão de bico

Além de triptofano, a leguminosa também tem alta concentração de vitaminas B6 e B9, que, segundo nutricionistas, atuam na produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.

4. Laticínios

Leites, queijos e iogurtes são alimentos ricos triptofano, cálcio e magnésio. Além disso, os iogurtes, em especial, aqueles que contêm probióticos, ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. O intestino é responsável pela produção de cerca de 90% a 95% da serotonina do corpo. Portanto, mantê-lo em equilíbrio é importante para a saúde emocional.

5. Mel

O mel também é fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar. Segundo especialistas, o alimento produzido pelas abelhas ainda é fonte de frutooligossacarídeos, que ajudam a promover o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. O mel também colabora com uma melhor regulação neuroendócrina, favorecendo a sensação de prazer e a disposição.

6. Chocolate 70%

O típico chocolate ao leite, nesse caso, não vale. Mas o amargo, com pelo menos 70% de cacau, é rico em triptofano. De acordo com especialistas, quanto mais cacau na composição, melhor para a saúde mental.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Esses alimentos podem ajudar o nosso corpo no combate ao câncer

Enxaqueca: esses remédios naturais funcionam rápido e vão te ajudar com a dor

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM