Sentir irritação na garganta pode ser horrível. Ela, muitas vezes, pode ser causada por gripes, resfriados ou até alergias, e em casos mais simples, algumas medidas simples feitas até mesmo em casa podem ajudar.
ANÚNCIO
No entanto, se a irritação permanecer por vários dias e apresentar outros sintomas como febre, ir ao médico para iniciar o tratamento adequado é primordial. Porém, para os casos mais simples, o portal Tua Saúde listou 7 opções caseiras que ajudam no alívio da garganta. Veja a seguir:
1. Gargarejo com água morna e sal
Esta opção ajuda a suavizar a irritação, podendo auxiliar na eliminação das secreções. O preparo desta solução é muito simples, basta colocar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar até ocorrer a dissolução total do sal. Em seguida, basta gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, expelindo a água e repetindo o procedimento por 2 vezes.
2. Nebulização com soro fisiológico
Ela ajuda na hidratação das vias respiratórias, aliviando a sequidão na garganta, que é uma das principais causas de irritação. Além do mais, é uma opção perfeita para ajudar a aliviar alergias, como por exemplo, sinusite e rinite. Esta nebulização pode ser realizada com um aparelho nebulizador ou com umidificador, ou até mesmo a inalação do vapor da água do chuveiro.
3. Mel
Este é um ótimo remédio caseiro para o alívio da irritação ou dor de garganta, por suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, calmantes e cicatrizantes. Basta apenas tomar uma colher de mel puro ou adicioná-lo em chás.
4. Chás
As infusões dos extratos de algumas plantas, como sálvia, hortelã-pimenta, camomila, arnica e equinácea, pode auxiliar no alívio da irritação na garganta, por causa de suas propriedades lubrificantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, adstringentes e estimulantes do sistema imunológico.
O preparo é muito simples. Basta adicionar duas colheres de chá de flores secas de camomila, ou uma da raiz ou das folhas de equinácea, em uma xícara de água fervente e o manter coberto de 10 a 15 minutos. Depois, é só coar, deixar mornar e beber três vezes ao dia. Com o chá morno, também é possível a realização de gargarejos.
ANÚNCIO
5. Gargarejo com vinagre de maçã e água
O vinagre de maçã contém propriedades antimicrobianas, ajudando assim, na eliminação de bactérias da garganta e combatendo a irritação. Para realizar o gargarejo, misture uma ou duas colheres de sopa em um copo de água e gargareje o máximo que conseguir, expelindo a água em seguida e repetindo o processo por mais duas vezes.
6. Bala de mel e limão ou menta
Chupar estas balas ajuda a aumentar a quantidade de saliva, hidratando e diminuindo a irritação da garganta. Além dos extratos naturais com propriedades bactericidas, algumas podem conter medicamentos, como analgésicos e antissépticos.
7. Suplemento de alho
Este alimento contém alicina, composto bioativo com propriedades antimicrobianas e também anti-inflamatórias. Para aproveitar os benefícios do alho, basta consumir por dia um dente fresco picado ou amassado ou tomar um suplemento de alho em cápsulas diariamente.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.