Comportamento e Relacionamento

Conheça 6 regras para ter amizades saudáveis

Saber perdoar e pedir perdão quando errar, é uma regra muito importante

Amigos felizes

Ter amigos ao longo da vida é uma das coisas mais importantes que existem. Significa ter alguém ao seu lado que te respeitará, lhe dará amor e também alguns puxões de orelha quando for necessário.

Justamente por ser uma forte relação, é importante que as amizades sejam saudáveis, para que possa ser desfrutada da melhor maneira possível. Por isso, Suzanne Degges-White listou para o portal Psychology Today (texto em inglês), seis regras para que esta relação siga de forma positiva. Confira a seguir:

1. Apoio, honestidade e confiança são dados

Quando uma pessoa se considera amiga de outra, está se oferecendo para ser sua rede de apoio. Se a sua presença não é frequente quando necessário, seu valor nesta rede diminui em uma proporção direta de quão grande pode ser a necessidade dela.

Quando você não aparece na vida de uma pessoa, é comum que ela não apareça na sua também. Amizades são construídas na reciprocidade. Se você compartilha mentiras, você não é amigo dela. Sem confiança, não há autenticidade na relação. Se você não pode ser direto ou sente necessidade de ocultar suas ações, este relacionamento está construído em areia movediça e não suportará desafios reais.

2. Ouça seus amigos

Às vezes, sua vida está tão complicada, que acaba tendo dificuldade em dar espaço para se importar com as experiências de outras pessoas. No entanto, amizades exigem atenção e cuidado. Se você não souber o que seu amigo realmente precisa, ou se não declarar com clareza sobre o que necessita ou sente, a relação não sobreviverá.

3. Abandone o julgamento

Um bom amigo sabe reconhecer que todos são humanos e não julgam as escolhas do outro. Saia do relacionamento se, porventura, não consegue lidar com as decisões de seus amigos ou se eles escolhem vidas diferentes da sua.

Amigos não precisam necessariamente aprovar as escolhas uns dos outros, mas sim, aceitá-las não importa o que acontecer. Caso você não consiga lidar com o caminho que seu amigo está percorrendo, é melhor deixar o relacionamento do que incomodar seu amigo ou envergonhá-lo.

Outro ponto importante, é que você assuma o melhor e dê ao seu amigo o benefício da dúvida. Se você é rápido em assumir o pior e pronto para colocar a culpa, não será o tipo de amigo que alguém queira ter por muito tempo. Todos são provados com frequência no trabalho e em outras situações, por isso, não faça da amizade um campo de provas também.

4. Não fale pelas costas de um amigo

Não existe uma regra que diga que você tem que amar tudo que seu amigo faz. No entanto, há uma regra de que você não deve criticá-lo pelas costas. A fofoca é uma ferramenta perigosa que as pessoas usam para consolidar sua própria posição em um ambiente social. Inicialmente, ela era utilizada para proteger as pessoas de cometerem erros que outros cometeram antes delas. Porém, atualmente, é projetada para prejudicar a reputação de alguém.

5. Respeite seus amigos e seus limites

Respeitar os amigos e suas histórias é muito importante. Algumas pessoas podem ter dificuldade em deixar que outras se aproximem, por medo de serem machucadas. Então, dê a elas o espaço que necessitam para se sentirem confortáveis e espere que a relação se aprofunde com o tempo.

Uma das coisas mais lindas sobre amizades fortes é que elas proporcionam liberdade de se comunicar aberta e honestamente. Por isso, dizer exatamente o que você pensa sem refletir se está prestes ou não de julgar seu amigo, pode causar danos ao relacionamento. Ainda que a honestidade seja importante, o tato também é.

6. Perdoe onde puder – busque perdão quando errar

Quando você espera mais dos outros do que de si mesmo, suas relações tendem a não durar tanto quanto você espera. Nenhuma pessoa promete perfeição em um relacionamento, por isso, estar disposto a aceitar o perdão e de fato perdoar a falha dos outros, torna mais provável que você construa uma amizade duradoura.

É importante também ser capaz de reconhecer quando está errado. Se quando falhar, você admitir que errou, é muito mais provável que seu amigo te perdoe e vocês sigam em frente.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/08/24/saiba-9-maneiras-de-se-apaixonar-por-voce-novamente/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/08/19/7-sinais-de-que-voce-esta-em-uma-amizade-toxica-e-talvez-nao-percebeu/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM