Saúde e Bem-estar

Conheça 5 aplicativos que vão te ajudar a manter a saúde mental em dia

São opções para meditação, dormir melhor e até alongamento. Vem ver como a tecnologia pode nos ajudar nesses momentos

Grupo de pessoas meditando
Conheça 5 aplicativos que vão te ajudar a manter a saúde mental em dia (Foto: Reprodução)

Os cuidados com a saúde mental estão cada vez mais em evidência. A pandemia nos ascendeu um alerta sobre a importância de estarmos atentos não apenas a nossa saúde física, mas a mental também. Os efeitos do luto, do medo e do isolamento impulsionado pela Covid-19 foram explosivos nos últimos dois anos.

ANÚNCIO

O período fez os casos de depressão e ansiedade dispararem em todo o mundo. Uma pesquisa da Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas mostrou que houve um salto de pessoas diagnosticadas com ansiedade de 9,6% antes da pandemia para 13,5% em 2022. Recentemente, a Associação Brasileira de Psiquiatria ainda revelou que um quarto da população tem, teve ou terá depressão ao longo da vida.

Felizmente, temos em nosso dia a dia uma série de ferramentas e recursos que podem nos ajudar a superar e lidar com esses quadros de ansiedade e depressão, porém nem todos são acessíveis financeiramente para toda a população. É aí que entram os aplicativos.

Recomendados

Por serem gratuitos, muitos deles podem ser usados como uma boa opção para aliviar alguns sintomas. No entanto, a ajuda de um profissional especializado é sempre o que mais indicado.

Para dormir melhor

Se você tem dificuldade para dormir, o Endel pode te ajudar. O aplicativo cria paisagens sonoras para três objetivos principais: relaxamento, foco e sono. Ele utiliza inteligência artificial para identificar as variações de intensidade durante o dia e trazer os sons mais adequados para cada situação.

Para a saúde mental

O objetivo da plataforma Wilu é ajudar as pessoas a escolher um tipo de terapia que se adeque à sua situação pessoal. Assim que faz o download, o usuário passa por um questionário para descobrir o modelo mais adequado para suas necessidades. No final das perguntas, é indicado um ou mais métodos de psicanálise. Dentro do app, é possível encontrar profissionais de saúde que atendem de acordo com o método escolhido e agendar uma consulta avulsa ou sessões periódicas.

Para meditar e relaxar

Além de exercícios de meditação guiada e relaxamento, o aplicativo Zen também apresenta um programa para melhorar a insônia, o estresse e a ansiedade. Ele é fácil de usar e bastante intuitivo, contando com textos e áudios explicativos.

Para uma alimentação equilibrada

Criado por nutricionistas, o Desrotulando conta com um scanner que lê o código de barras do produto e analisa a tabela nutricional do alimento. Com notas de 0 a 100, o rótulo é avaliado de acordo com seus ingredientes e sua tabela nutricional. Todas as informações contidas no aplicativo seguem as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, organizado pelo Ministério da Saúde.

Perdem pontos, por exemplo, os produtos com alto teor de açúcar, gordura trans, sódio e ultraprocessados. Por outro lado, quando o alimento contém mais fibras e seus ingredientes são mais naturais ou orgânicos, os pontos aumentam.

Para alongar

Depois de um dia intenso de trabalho, muitas vezes sentado na mesma posição, o corpo pede por um alongamento. No Yoga Studio, existem vários vídeos de orientação para a prática, com aulas de 10 a 60 minutos, variando de acordo com a disponibilidade de cada um.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Esses são os 3 tipos de alimentos realmente bons para o seu cérebro e memória

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias