Comportamento e Relacionamento

7 coisas para fazer antes de se divorciar

Antes de sair de casa, tenha em mente um lugar seguro para ir, por exemplo

Casal se divorciando

O processo antes do divórcio, durante e até depois dele, não são momentos fáceis de se passar em um relacionamento. Além da parte burocrática, o emocional também fica bastante abalado e as vezes, despreparado para viver o novo. Dependendo do motivo da separação, seja ela por desgaste na relação, traição, ausência de sentimentos e atenção, essa situação é delicada.

Entender quando é chegada a hora de se divorciar pode ser complicado e esta decisão não pode ser tomada de forma repentina. Existem algumas coisas para se fazer antes de tomar essa iniciativa e por isso, o portal Psychology Today (texto em inglês) listou sete dicas do que você deve pensar em fazer antes. Confira a seguir:

1. Tenha um lugar para ir

Se estiver havendo violências, por exemplo, você e seus filhos (se tiver), devem imediatamente sair. Apenas entre no carro e vá para algum lugar. Mas se este não for o caso e sim algo mais deliberado, entenda para onde está indo. Ir para a casa de um amigo pode dar certo por um período, porém você precisa ter um lugar para se estabelecer a longo prazo.

Recomendados

Converse com algum parente que você sabe que ficaria contente em te receber e que possui um quarto vago. Em casos de relacionamento abusivo e pouco recurso, procure um abrigo de emergência em sua cidade para pessoas que lutam como você.

Encontrar um lugar para ficar pode diminuir o estresse de uma situação que já é estressante.

2. Entenda por que você está indo

Às vezes, o que você precisa é de um espaço físico e emocional para compreender seus desejos e sentimentos. Ficar um pouco sozinho pode ser o primeiro passo para tomar sua decisão final e te ajudar a manter foco no que precisa fazer.

3. Procure um conselho jurídico

Um pequeno encontro com antecedência com um advogado particular ou um assessor jurídico, diminuirá seu estresse e te ajudará a desenvolver melhor suas ideias. Porém, se isso não for uma opção, pesquise virtualmente sobre as leis do local em que você mora.

4. Decida o que você quer que seu parceiro saiba

Quando você sabe por que está saindo, pode ajudar a esclarecer para seu parceiro o motivo de sua saída. Ao descobrir a causa do divórcio, estabeleça qual mensagem você quer que ele entenda. Não opte por muitas explicações. Seu parceiro pode não estar emocionalmente preparado e vocês acabem em uma grande discussão.

Se for uma pessoa difícil de lidar, escolha mandar um e-mail inicialmente. Quando a poeira baixar e vocês estiverem com a cabeça mais fria, é o momento de conversar melhor.

5. Dialogue com as crianças

Entenda o que você quer dizer aos seus filhos. Avise com pelo menos uma semana de antecedência, para que assim, eles não sofram com o choque da mudança e possam absorver o que está acontecendo e voltem a lhes fazer questionamentos.

Não é ideal e pode ser até prejudicial, contar detalhes da separação para os filhos. Isso pode confundi-los e fazer com que achem que devam tomar partido de um lado. Se concentre apenas neles e no que mudará em suas vidas a partir deste momento. Se possível, faça isso com o seu parceiro para que as crianças recebam a mesma mensagem.

6. Decida sobre as novas regras

Você e seu parceiro precisam alinhar sobre os encontros que precisarão ter por causa das crianças e se vão querer manter algum tipo de contato. É preciso ser proativo ao invés de reativo. Inicie com o que é ideal e em seguida, com as coisas que estiverem dispostos a negociar. Delimite isso para que seu parceiro não imponha apenas o que ele quer (neste momento, seu advogado pode oferecer informações).

7. Alinhe o suporte

As famílias podem dar total apoio na decisão do divórcio ou não. Eles podem criticar, se sentirem no meio da situação ou se preocuparem com as crianças. Desta forma, decida para quem você quer contar sobre o assunto e o que quer contar. Vá atrás de amigos e familiares que estejam ao seu lado e te apoiem incondicionalmente. Se não tiver um terapeuta, talvez seja legal encontrar um também.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM