Saúde e Bem-estar

O café logo de manhã pode mais atrapalhar do que ajudar

É hora de repensar os hábitos

O café logo de manhã pode mais atrapalhar do que ajudar
O café logo de manhã pode mais atrapalhar do que ajudar (Reprodução: Pexels)

Quem nunca, logo ao acordar, já preparou uma bela xícara de café pra ver se dava aquele ânimo para começar o dia de vez? E esse golpe de energia pode ser até proveitoso em um primeiro momento, mas acontece que essa pode ser uma das piores maneiras de começar o dia, segundo os especialistas.

ANÚNCIO

Leia também:

Estudos recentes mostram que as mulheres vivem menos do que os homens

Recomendados

E isso acontece porque tomar café com o estômago vazio e logo após acordar pode atrapalhar nossos níveis de cortisol, o que acaba nos deixando mais cansadas no final do dia, e nos faz entrar em um ciclo vicioso de tomar mais café nesse momento para poder acordar novamente.

Com isso, a gente acaba ficando mais estressada e ansiosa, e o melhor seria trocar o café por um copo de água no período da manhã, já que nosso corpo está desidratado ao acordar. “A cafeína é um diurético, o que significa que você quer urinar com mais frequência, porém depois de uma noite de sono precisamos nos hidratar para não perder ainda mais líquidos. Eu esperaria pelo menos uma hora depois de acordar antes de você tomar seu primeiro café do dia.” conta o especialista.

A nutricionista Nataly Komova ainda diz que o alerta temporário pode chegar com o café pela manhã, mas isso cai rapidamente e nos deixa com um cansaço imenso, interferindo também no nosso ritmo circadiano, e atrapalhando nosso rendimento ao longo do dia.

“Os altos níveis podem aumentar o açúcar no sangue, o que causa resistência à insulina e drena sua energia, pois o corpo trabalha mais para manter níveis moderados de glicose no sangue. O excesso de cortisol pode prejudicar o mecanismo normal do sono e a qualidade do sono, pois o corpo produz mais hormônios do estresse à noite, quando os níveis de cortisol deveriam estar baixos. Dormir mal pode resultar em fadiga mais tarde durante o dia.” conta Nataly.

O melhor é tomar o primeiro café do dia no final da manhã e até o início da tarde, contando pelo menos 3 a 4 horas depois de sair da cama, para esperar seus hormônios de cortisol baixarem. E do meio ao final do dia, você pode tomar um pouco de café para ter mais estímulo, conquistando tempo para queimar a cafeína antes de dormir.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias