Saúde e Bem-estar

5 dicas para cuidar do seu sistema imunológico

A prática de exercícios físicos regularmente pode ajudar

Mulher resfriada

Se atentar aos detalhes da sua saúde no dia a dia é muito importante. São esses pormenores que podem te ajudar a prevenir algumas gripes e resfriados, por exemplo. Cuidar do sistema imunológico é essencial, porque assim, ele poderá realizar seu papel de defender e proteger o corpo de diversas outras doenças.

Pode parecer uma tarefa complicada, mas a mudança em pequenos hábitos já fazem uma grande diferença. Sendo assim, o portal Quién listou algumas dicas que podem ajudar a cuidar do sistema imunológico. Confira a seguir:

1. Dormir pelo menos oito horas

Descansar da maneira correta, além de muito prazeroso, é uma necessidade. Ao dormir menos de oito horas diariamente, por exemplo, te fará acordar com menos reflexos e pouca concentração, fora o cansaço excessivo.

Recomendados

Você também poderá perder a fome, o que é prejudicial, já que os principais nutrientes e vitaminas que o sistema imunológico necessita estão nos alimentos. Por isso, dormir bem manterá o seu equilíbrio físico e mental.

2. Manter o corpo ativo

A prática de exercícios físicos ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Permanecer ativo fortalece os músculos, mantem os bons níveis de colesterol e ajuda a dormir melhor.

Além do mais, essas atividades geram endorfinas, famosas como os hormônios da felicidade, que proporcionam uma sensação de bem-estar.

3. Boa higiene

Esta dica é essencial para se manter longe de micróbios e bactérias. Práticas simples, como por exemplo, lavar as mãos depois de ir ao banheiro, podem evitar que agentes externos entrem em contato com o corpo.

4. Cuidados com a alimentação

Muitas vezes, pensamos que nada aconteceria por ingerir um produto já vencido. Porém, é muito importante respeitar os rótulos de validade dos alimentos para assim, impedir a contração de qualquer intoxicação alimentar. Este é um esforço de equipe, então, quanto mais trabalho salvar o sistema imunológico, melhor.

5. Equilíbrio

Uma boa alimentação é um fator muito importante para manter o sistema imunológico no alto e as vitaminas e os nutrientes podem auxiliar. Como por exemplo, cobre, ácido fólico, ferro, zinco ou vitaminas do grupo B, C e D.

Adicionar diariamente alimentos ricos nos nutrientes dos peixes, vegetais verdes, carnes vermelhas, frutos do mar, nozes e frutas, é um ótimo caminho, pois eles possuem grande quantidade de vitaminas.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM