Saúde e Bem-estar

5 benefícios de praticar yoga

Esta atividade pode te ajudar a reduzir o estresse causado pelo dia a dia

Mulher fazendo yoga

A prática do yoga tem como objetivo principal trabalhar no corpo e na mente de uma pessoa, trazendo assim, muitos benefícios para a saúde que podem ser contemplados no dia a dia. Sua realização pode ser através de um lugar profissional ou até mesmo dentro de casa.

O yoga incorpora três componentes fundamentais, sendo eles: o alongamento muscular, os exercícios para controlar a respiração e também a meditação. Esta última pode ser a ferramenta ideal para as pessoas que estão à procura de equilíbrio da mente, do emocional e do físico. Sendo assim, o portal Quién listou cinco benefícios que esta atividade pode proporcionar. Confira:

1. Redução do estresse

Em diversos estudos, foram apresentados que, realizar esse tipo de exercício pode auxiliar na diminuição do estresse e da ansiedade. É possível também melhorar o humor e sensação de bem-estar.

Recomendados

É por meio das movimentações que a respiração será a sua melhor aliada, controlando seus sentimentos e as emoções, tendo consciência da sua vida e realidade.

2. Aumenta a qualidade do sono

Em algum momento, todos já experimentaram o que é ter falta de sono. Com o trabalho, família, responsabilidades do dia a dia, pode ser cada vez mais difícil descansar e dormir. No yoga, com as práticas de ‘Sukhasana’, cachorro estendido e a saudação ao sol, você conseguirá relaxar os músculos e partes do seu corpo, para assim, conseguir dormir melhor.

3. Ajuda com a flexibilidade

No começo, as posturas podem parecer impossíveis. Porém, conforme você avança com as práticas, a atividade te ajudará a aumentar sua flexibilidade muscular.

4. Melhora a respiração

A respiração é uma atividade que pode ser realizada de maneira consciente e também inconsciente. A forma consciente é fundamental para atingir um estado de relaxamento completo. Isso pode aprimorar a capacidade pulmonar para seu próprio benefício. Além do mais, ajuda a estar presente no ‘aqui e agora’ e a achar equilíbrio e controle para a mente e o corpo.

5. Melhora a atenção

A habilidade de concentração é diferente para cada pessoa, cada situação em que está ou lugar onde vive. Vivemos o dia a dia em modo automático, quase como robôs, envolvidos por milhares de incentivos, como a tecnologia, por exemplo.

Com isso, é quase impossível ter consciência dos momentos que estamos cativando. O yoga pode ajudar com isso. Ele irá te manter atento as atitudes e decisões, melhorando sua concentração. Diante disso, aproveite o presente, esteja em paz com seu passado e tente melhorar o futuro.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM