Saúde e Bem-estar

Dia Mundial da Amamentação 2022: coisas que as mães devem ter em mente antes e depois do parto

O leite materno é o alimento ideal para os bebês nos primeiros meses de vida

Mãe amamentando bebê

A amamentação é a forma mais pura pela qual uma mãe nutre seu filho. Logo após o nascimento de um bebê, a amamentação estabelece um vínculo eterno entre a mãe e seu recém-nascido. Além do aconchego que a amamentação oferece ao bebê, ela também traz uma série de outros benefícios que são cruciais para o desenvolvimento da criança.

O leite materno é o alimento ideal para os bebês nos primeiros meses de vida. Ele contém anticorpos que protegem o bebê contra muitas doenças comuns. Além disso, o leite materno também fornece a energia e a nutrição que o bebê necessita no período inicial.

De acordo com o UNICEF, um bebê deve ser amamentado dentro de uma hora após o nascimento e isso deve continuar durante os primeiros seis meses de vida da criança. No entanto, há certas coisas que uma mãe que amamenta deve ter em mente antes e depois do parto da criança.

Antes de o bebê chegar

Antes de dar à luz, a mãe deve fazer sua pesquisa sobre os benefícios da amamentação e como ela deve ser feita. Isso a ajudará a se preparar para amamentar a criança nos primeiros dias de sua vida.

Se você tiver dúvidas sobre amamentação, não hesite em entrar em contato com um consultor de lactação e esclarecer todas as suas dúvidas antes do nascimento da criança.

Deve-se notar que não há necessidade de preparar seu seio para amamentar, pois seu corpo faz isso por você. Devido às mudanças hormonais no corpo, as mães são capazes de produzir leite materno até o final do segundo trimestre.

Depois do parto

Imediatamente após o nascimento da criança, a mãe deve colocar o bebê pele a pele sobre o peito nu. Esse contato pele a pele ajuda a regular a temperatura corporal do bebê e o expõe às bactérias benéficas da pele da mãe.

Recomenda-se que o bebê seja amamentado o mais rápido possível após o nascimento. Nos meses iniciais, o leite materno deve ser preferido a outros suplementos e fórmulas infantis.

O primeiro leite que uma mãe produz nos primeiros dias após o nascimento do filho é conhecido como colostro. É um fluido amarelo dourado com uma consistência espessa. O colostro é um alimento concentrado e, portanto, o bebê precisaria apenas de pequenas quantidades.

· · ·

+ MATERNIDADE:

Você já ouviu falar em ‘swaddling’? A técnica de envolver bebês que causa polêmica entre especialistas

Como cuidar da saúde mental dos seus filhos

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM