Sexualidade

Você sabe a diferença entre gênero e orientação sexual?

Você sabia que um homem gay, por exemplo, continua sendo considerado homem? Caso não, é provável que você não saiba a diferença entre gênero e orientação sexual

“Fulano não é homem não. Ele é gay”. Para algumas pessoas a frase pode parecer um absurdo, mas a verdade é que a confusão entre gênero e orientação sexual ainda é algo muito comum.

A ideia de um homem que tem relações amorosas com outro homem e que pode ser, ou não, afemininado (ter expressões e gestos mais delicados), faz com que muitas pessoas fiquem confusas e acabem dizendo frases como a que mencionamos no início desta matéria.

Se você é uma das pessoas que já falou esse tipo de frase, precisamos conversar. É importante entender que um homem que se envolve com outro continua sendo homem. Como? É simples. Orientação sexual e gênero são coisas totalmente diferentes.

Recomendados

Mas então o que é gênero?

Gênero é uma construção social que determina se uma pessoa é homem ou mulher por meio do seu órgão genital. Se você está se questionando o que é uma construção social, não há problema.

O termo pode ser um pouco confuso mesmo. Dizemos que é uma construção social, pois é algo inventado pela sociedade para que a pessoa se vista, se comporte e até desenvolva determinados papéis dentro na sociedade.

“O gênero é a estilização repetida do corpo, um conjunto de atos repetidos no interior de uma estrutura reguladora altamente rígida, a qual se cristaliza no tempo para produzir a aparência de uma substância, de uma classe natural de ser”, explica a teórica norte-americana Judith Butler.

De forma mais simples, podemos explicar da seguinte maneira: somente pelo fato de uma pessoas ter nascido com uma vagina, a sociedade impõe que ela seja, por exemplo, a que cuida dos filhos, a que limpa a casa, que recebe salários menores etc.

Como pode ser observado na explicação, gênero não tem qualquer ligação direta com orientação sexual. Desta forma, um homem que namora outro homem, continua sendo homem (ao menos que sinta que não, mas isso é papo para outra matéria).

E o que é orientação sexual?

A orientação sexual trata-se da atracão que uma pessoa tem por determinado pessoa e há várias. Por exemplo, uma pessoa que se envolve com uma pessoa do mesmo gênero é considerada gay, lésbica ou bissexual. Já uma pessoa que se envolve com um gênero diferente do seu é considerada heterossexual.

“A orientação sexual é a atração física, romântica e/ ou emocional que uma pessoa sente em relação a outra. Todo o mundo tem uma orientação sexual, pois é parte integral da identidade de cada um. Homens gays e mulheres lésbicas são atraídos por indivíduos de seu sexo. Heterossexuais se sentem atraídos por pessoas diferentes de seu sexo. Bissexuais são pessoas que podem sentir atração por indivíduos de seu sexo ou de sexo diferente. A orientação sexual não está relacionada à identidade de gênero”, ensina cartilha da United Nations Humans Rights.

+ Conteúdo

Pesquisa revela por que a pornografia gay é tão popular entre as mulheres

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM