Comportamento e Relacionamento

5 dicas para aprender a confiar novamente após infidelidade

Um passo importante é voltar a acreditar em si mesmo

Mulher sorrindo

A traição dói. Significa a quebra de confiança e a ausência de respeito vindo de um pessoa que você não esperava tal atitude. As emoções que aparecem após descobrir uma infidelidade podem abalar diretamente o emocional de alguém, despertando sentimentos que muitas das vezes nunca foram acionados, como raiva, culpa, dúvidas e profunda tristeza.

Assim, confiar em alguém novamente acaba se tornando mais difícil. Porém, não é uma tarefa impossível. O portal Self listou cinco maneiras para ajudar a reconstruir e recuperar o senso de identidade depois de passar por uma infidelidade. Confira:

1. Seu futuro é diferente do seu passado

Só porque você se machucou no passado não significa que vai se machucar novamente no futuro. Entretanto, se relacionar com alguém que trai repetidamente, é algo que vale a pena investigar. Quando existe um padrão de comportamento ou uma situação que se repete, é importante limpar o passado e recomeçar. Trazer uma pessoa nova é mais fácil e te fará descobrir que a desconfiança não é mais um problema.

Recomendados

2. Conheça suas crenças sobre os outros

Suas crenças podem te levar adiante ou te parar. O que você acreditar, você irá atrair. Identifique suas crenças sobre o caso e como isso afetou a maneira que enxerga os outros. Aquilo que você foca, se expande e o que vivencia, acredita. Isso pode acabar atraindo.

Uma das razões pelas quais você sente que não pode confiar nas pessoas é porque pensa assim. Se você pensar e acreditar, atrairá. Um jeito de se tornar consciente de suas crenças é preenchendo os espaços em branco em declarações como: “Eu não confio nas pessoas porquê...”.

3. Confie em si mesmo novamente

Quando sentimos que é muito difícil confiar nos outros, geralmente é porque não confiamos em nós mesmos. Você é uma pessoa maravilhosa e não consegue enxergar isso por causa das crenças negativas sobre si mesmo e do que ocorreu em seu relacionamento acabado.

Essa falta de confiança pode resultar em pensar que você está errado muitas vezes. Continuar desconfiando de si mesmo fará continuar desconfiando dos outros, o que forma um ciclo vicioso. Por isso, faça uma lista de coisas boas que você realizou no passado e isso te fará perceber que pode confiar em suas próprias decisões.

4. Não é tudo sobre você

Seu pensamento guiará seu comportamento. Também é pensar que você atrai as pessoas para trapacear. Entenda que eles não fizeram isso por sua causa e sim por seus próprios pensamentos.

Quando sentimos dor, a primeira coisa que perguntamos é: “Por que eles me machucaram?”. Isso é algo que você pode nunca descobrir e esses tipos de questionamentos podem te enlouquecer. Deixe de lado a ideia de que seu parceiro traiu para que pudesse te machucar.

5. Se cuide

É fundamental fazer coisas boas para si mesmo e provar que vale a pena. Isso fará com que você se sinta imediatamente melhor. Há algo muito forte em fazer coisas para si, mesmo quando não está com vontade.

Parte da construção de sua confiança é se cuidar e entender que só porque você percebe que alguém fez algo aborrecedor com você, ficará tudo bem. Você consegue lidar sozinho.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM