Saúde e Bem-estar

A maneira como você dorme pode prevenir doenças, segundo estudo

Pode parecer bobagem, mas o lado que dormimos pode desencadear ou prevenir doenças neurodegenerativas

A maneira como você dorme pode prevenir doenças, segundo estudo (Foto: Reprodução)

Um estudo publicado na revista científica britânica The Lancet descobriu que a posição em que dormimos pode nos proteger de doenças neurodegenerativas, como a esclerose lateral amiotrófica — ou, dependendo, desencadear essas condições.

ANÚNCIO

Para o estudo, os pesquisadores observaram um grupo de camundongos e identificaram um novo alvo na luta contra a esclerose lateral amiotrófica: o sistema de eliminação de resíduos do cérebro, mais conhecido como sistema glinfático.

O que acontece é o seguinte: no corpo humano, longas cadeias de proteínas se dobram para gerar formas funcionais que permitem a realização de tarefas específicas, como a criação de anticorpos. Porém, às vezes esse processo dá errado e resulta em proteínas “mal dobradas” que podem crescer e se fragmentar, espalhando-se por todo o cérebro.

Recomendados

O acúmulo de proteínas residuais começa antes do surgimento dos sintomas, e os pesquisadores quiseram entender se eliminar ou retardar a disseminação desses resíduos de proteínas pode interromper a progressão da doença. A linha de raciocínio é que, à medida que envelhecemos, a qualidade do sono diminui e o risco de doenças neurodegenerativas aumenta.

Outra informação que guiou o estudo é que distúrbios do sono são um sintoma comum da esclerose lateral amiotrófica, então os pesquisadores acreditam que a função glinfática pode ser prejudicada pela doença em questão.

· · ·

Gosta de ficar por dentro das últimas notícias sobre saúde? Dá uma olhada nessa lista:

Saúde mental: terapeuta desenvolve técnica inédita de cura com músicas autorais

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias