Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebês: 20 ideias de nomes neutros para meninas e meninos

São inspirações de nomes originais e cheios de personalidades

20 ideias de nomes neutros para meninas e meninos (Foto: Reprodução)

Apesar da febre dos chá revelação, muitos pais optam por não saber qual o gênero do bebê que está a caminho. Muitas vezes para evitar as constantes perguntas sobre as escolhas de nomes ou até mesmo para desviar das expectativas e estereótipos de gênero.

ANÚNCIO

Veja abaixo algumas ideias de nomes neutros para meninas e meninos:

1. ADAIL

Do árabe Addalíl, significa guia. Em português, Adail é “chefe ou guia de soldados”, “defensor dedicado” ou “mentor”. Por isso, indica uma pessoa muito confiante em si mesma e capaz de ajudar as outras.

Recomendados

2. ALEX

Diminutivo de Alexandre, ou seja, “protetor dos homens” ou “defensor da humanidade” em grego. É um nome que possui um sentido de força e liderança, utilizado para expressar a ideia de alguém com poder para superar energias negativas e adversidades. No Brasil, é bem popular, com mais de 311 mil registros.

3. ALISON

Significa “de nascimento nobre”. Existem diferentes possibilidades de origem deste nome, alguns autores o associam ao diminutivo do francês Aalis, forma medieval de Alice, que tem origem nos nomes franceses Adaliz, Alesia e Aliz, usados inicialmente como um diminutivo de Adelaide, que quer dizer “de linhagem nobre”. Alison também é relacionado ao inglês “Alice’s son”, traduzido como “filho de Alice”. Há mais de 72 mil brasileiros registrados com este nome. Uma variação é Alisson.

4. ANDREA

De origem grega, o nome faz o maior sucesso na Itália, onde é usado tanto para meninos quanto para meninas. Para alguns estudiosos, Andrea designa coragem. Além disso, também pode ser derivado de André, que vem do grego Andrós e significa “homem viril, másculo, valente”. No Brasil, há mais de 176 mil pessoas registradas assim.

5. ARI

Vem do hebraico arih, que significa leão. Também associado à hari, do germânico antigo, o mesmo que “exército”. Ou ainda do tupi airy, nome do cacho de frutos da brejaúva, que é traduzido por extensão como “o que tem os cabelos cacheados”. Uma variação é Ary.

6. ARIEL

É originário do hebraico Ari-El, que significa “leão de Deus”. Na Bíblia, é sinônimo de coragem. Já na Cabala, designa o espírito da água. É um nome usado em diversos países, tanto para homens quanto para mulheres. Apesar de ainda não ser um nome muito comum no Brasil, com menos de 30 mil registros, tem se tornado cada vez mais popular nas últimas décadas.

7. CAMERON

A raiz deste nome tem origem a partir do galês ou escocês camsròn, termo formado pela união das palavras cam, que significa “partido” ou “quebrado”, e sròn, que é traduzido como “nariz”. Assim, significa “nariz partido”.

8. CHANTAL

Sobrenome francês derivado de uma cidade chamada “lugar rochoso”. Também é relacionado à palavra francesa chant (canção). Esse nome é muito popular na França, Estados Unidos e Holanda. No Brasil é bem mais raro, embora venha se popularizando nos últimos anos.

9. DAGMAR

Vem do germânico dag, dia, e mar, fama, glória. “Glória do dia”. É um nome pouco usado no Brasil e que teve seu pico de registros na década de 60.

10. DIOMAR

De origem alemã, significa “célebre com o povo”. Não é comum entre os brasileiros, mas também teve o maior número de pessoas nomeadas assim nos anos 60.

11. DOMINIQUE

É associado à variação, em francês, de Domingas. Vem do latim dominicus, traduzido como “pertencente ao senhor”. É um nome muito comum entre os franceses e, no Brasil, ainda é não é tão encontrado, mas seu sucesso também vem crescendo.

12. ELI

Com origem do hebraico, significa “Meu Deus é Javé”. Javé era o antigo nome hebraico para Deus. Alguns estudiosos também relacionam seu significado a “elevadíssimo” ou “exaltado”. Além disso, também é associado ao grego hélios, que designa “o Sol”.

13. FRANCIS

É interpretado como “aquele que vem da França”. Além disso, é ligado à variante inglesa de Francisca ou Francisco, originário do latim Franciscus, derivado do germânico Frank, que significa “Franco” mais o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa “livre”, por isso, também é atribuído o significado de “francês livre”.

14. GAL

Nome hebraico, usado no masculino e no feminino, que significa onda. No Brasil, teve poucos registros durante os anos 70 e 80.

15. IVANI

Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. Mais de 40 mil brasileiros foram registrados assim.

16. KIM

Nome muito popular entre os coreanos, significa “ouro” ou “dourado”. Alguns autores dizem que ele pode ter vindo do anglo-saxão, como uma forma primitiva de “king”, traduzido como “rei”. Independente da origem, é um nome que designa alguém muito poderoso.

17. LILO

Existem origens diferentes para este nome. Do persa, significa “lilás”, “violeta”. Já na origem havaiana, quer dizer “generosa” ou “generoso”. Além disso, alguns autores interpretam o nome como uma junção de Lise e Charlotte, assim, seria a versão encurtada de Liselotte. Neste caso, é definido a partir do significado de cada um destes nomes, resultando em “mulher em que Deus é abundância” ou “mulher do povo em que Deus é juramento”.

18. NADIR

Do árabe Nadhir, “ponto do céu oposto ao zênite”. Ou de Nader, observador, vigilante. No Brasil, há mais de 60 mil registros com esse nome, que fez sucesso nos anos 50.

19. NOAH

Originário do hebraico No’'ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach, que quer dizer “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. Também é o nome do personagem bíblico que constrói uma arca para salvar os animais do dilúvio.

20. RENÉE/RENÊ

Vem da variação latina Renatus, que significa “nascido de novo” ou “renascido”. É o equivalente francês de Renato ou Renata. Especialmente em países de língua italiana, portuguesa e espanhola, é um nome bastante utilizado tanto para meninas quanto para meninos.

· · ·

Buscando por mais inspirações de nomes para bebês? Dá uma olhadinha nas nossas outras listas:

Nome de bebês: 10 inspirações para meninas diretamente de comédias românticas

Nomes de bebê: 10 nomes para meninos inspirados nos astros e estrelas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias