Comportamento e Relacionamento

5 dicas para manter amizades ao longo da vida

Uma boa amizade é construída não só de palavras, mas também de gestos

Amigos

Amizades são relacionamentos muito genuínos e importantes para um indivíduo. Assim como todas as relações que estabelecemos ao longo da vida, ela precisa ser construída não só de palavras, mas também de atitudes.

Ter um amigo significa que você terá uma pessoa ao seu lado para te encorajar e as vezes dizer coisas que não te agrade, mas sempre pensando no seu bem. É alguém para compartilhar tristezas e alegrias, sucessos e frustrações, vitórias e derrotas.

Contudo, manter essa relação não é uma tarefa fácil. Ter um amigo é nos tornarmos mais conscientes com o outro. É respeito, aceitação, gestos e afeto.

Recomendados

O site Psychology Today listou algumas dicas para manter essa relação durante a vida. Confira a seguir:

1. Seja Honesto

Relacionamentos superficiais fracassam com o tempo. Para que uma amizade se mantenha sólida, sejam honestos um com o outro. Receber e oferecer feedbacks é um presente. Não há como se sentir mais conectado com alguém do que se abrindo com ela. Manter diálogos sinceros ajudará a evitar desavenças.

2. Repare erros

Quando conhecemos alguém, estamos familiarizados com seus pontos fortes e suas fraquezas. Sendo assim, sabemos quando animá-los ou derrubá-los na mesma proporção. Com isso, em momentos de estresse, podemos deixar escapar coisas dolorosas. Cometer erros é normal, mas quando ocorrer, deixe o orgulho de lado e repare a situação. Peça desculpas quando necessário.

3. Demonstre admiração

O conforto que sentimos com outra pessoa as vezes nos faz esquecer de demonstrar gratidão. Cair na rotina pode nos deixar propensos a não dar valor aos amigos. Expresse o que sente e demonstre se importar. A generosidade é a chave para a felicidade. Amigos expressam interesse por quem somos e com o que lutamos. Então, não transforme em um relacionamento unilateral.

4. Não crie expectativas ou suposições

Em qualquer relacionamento, criamos expectativas sobre o outro e podemos acabar nos magoando. Demonstramos nossa amizade de uma forma, mas não necessariamente devemos esperar o mesmo de nossos amigos. Eles podem, em contrapartida, ter uma maneira diferente de expressar seus sentimentos ou mostrar que se importam.

5. Escolha a compaixão

Quando se trata de nossos relacionamentos, é melhor se preocupar em fazer o certo do que em estar certo. Ao conhecer uma pessoa, sabemos todos os seus traços positivos e negativos e é mais fácil querermos nos promover em cima deste segundo. Prefira ser sensível. Ser compreensível e piedoso são talvez as qualidades mais importantes de um grande amigo.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM