Se desculpar com uma pessoa por algo que você fez de errado não é uma tarefa fácil, mesmo quando magoamos de maneira não intencional. Seja um parente, amigo, parceiro, colega de trabalho etc. Porém, o ato significa arrependimento e desejo de consertar uma falha e retomar a relação com alguém. Um bom pedido de desculpas precisa estar regado de responsabilidade e verdade. Só assim, o outro encontrará motivação para o perdoar.
ANÚNCIO
O portal SELF listou, juntamente com profissionais, dicas imprescindíveis do que fazer para se desculpar como uma pessoa. Confira:
1. Ouça com atenção
“Primeiro, pergunte com calma o que está acontecendo para entender como a outra pessoa se sente”, disse Molly Howes, psicóloga clínica em Boston, ao SELF.
A escuta ativa, que volta toda sua atenção para o diálogo e mantém a conversa eficiente, ajuda a realmente entender o impacto de seus erros.
2. Prepare o pedido com antecedência
Quando deseja o perdão de alguém, sempre que possível, opte pela zona de conforto dela, não a sua. “Se for por escrito, mostre o rascunho a alguém em quem você confia antes de enviar”, diz Vatsal Thakkar, MD, psiquiatra de Connecticut.
3. Seja específico e detalhado
Apenas dizer que está triste com a situação não é o suficiente. Se alguém o explicou como você o machucou, expresse seu arrependimento, explicando o ocorrido e mostrando interesse em reparar o dano. Em seguida, ressalte que compreende como prejudicou a pessoa e, por fim, esclareça como evitará cometer o mesmo erro no futuro. Porém, também não há problema em reconhecer que não entende onde errou. “Se você não tem ideia de pôr que fez besteira, admita”, diz Dr. Thakkar.
4. Não transforme em um debate
“Sinto muito se te machuquei” ou “Sinto muito, mas não achei que você se importaria” podem minimizar suas desculpas e fazer com que a pessoa se sinta invalidada. “Nosso impulso é nos defender com contrição limitada condicional e isenções de responsabilidade”, explica Dr. Thakkar.
ANÚNCIO
5. Ações dizem mais do que palavras
Apesar de verbalizar o arrependimento, a ação pode curar ainda mais as lacunas causadas por uma falha. Por isso, encontre uma solução para resolver qualquer queixa. Ofereça validação ou uma solução para compensar o sofrimento que causou.
6. Seja paciente
Curar uma relação pode incluir rejeições e várias tentativas. No judaísmo, existe um ensinamento que diz que você deve oferecer remorso três vezes e se não for aceito, a pessoa que não o perdoa tem que se desculpar por não perdoar, falou o rabino Joseph Krakoff, diretor sênior da Rede Judaica de Hospícios e Capelania, ao SELF. “Depois de expressar arrependimentos, mantenha seu coração aberto” diz.
7. Nunca é tarde demais para conseguir o perdão
Às vezes, as pessoas deixam nossas vidas antes mesmo que possamos encontrar uma maneira de nos desculpar. Se você está lutando para encontrar a forma de fazer as pazes ou está em uma situação em que isso não é possível, não guarde esses sentimentos.
Se abra com algum familiar, um terapeuta ou um líder religioso. Eles podem te ajudar a aceitar o fato de não ter conseguido perdão. Essa ajuda pode até acontecer nos casos mais extremos, como um substituto do perdão, que ficaria no lugar se a pessoa a quem gostaria de se desculpar não puder falar com você (por exemplo, se já faleceu).
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.