Saúde e Bem-estar

Escovar os dentes logo após as refeições pode não ser a melhor decisão

Saiba porque devemos largar esse hábito

Quem nunca, depois de tomar aquele belo café da manhã, pensou em logo escovar os dentes, já que fazemos isso sempre e temos na nossa rotina como algo certo e necessário a ser realizado? Mas, essa rotina pode acabar prejudicando mais do que ajudando nossa arcada dentária, sabia?

Leia também:

Podemos fazer o teste de papanicolau durante uma menstruação?

Pode até parecer estranho ouvir isso, mas existe uma razão científica por trás que explica porque não devemos escovar os dentes logo após consumir algo. “O ph mais ácido de alguns alimentos e bebidas (café, vinho, chá e até refrigerante se enquadram nessa categoria), produz uma reação química chamada perimólise, que é a desmineralização do esmalte dental, conhecida, popularmente, como erosão ácida”, explica o cirurgião-dentista Ricardo Gaeta em entrevista à Vogue.

Então, o pigmento dos alimentos pode entrar mais facilmente no nosso dente e trazer manchas indesejadas, que podem até ser mais difíceis de serem retiradas com um tratamento depois. O ideal é esperar pelo menos 30 minutos para fazer a higiene bucal depois de comer alguma coisa, já que após esse período o esmalte não tem risco de ser afetado.

Agora, se a sua questão é ficar com o hálito ou o gosto da última refeição na boca, você pode optar por um bochecho de água em temperatura ambiente, ou até pensar em um enxaguante bucal sem álcool ou mascar um chiclete nesse meio tempo, ajudando você a esperar e conservando seus dentes.

Isso vale para todas as refeições, inclusive no café da manhã, já que o pigmento do café pode escurecer a placa bacteriana mais facilmente, sendo melhor escovar os dentes antes de comer para remover essa placa e as bactérias da noite.

O ideal pra fazer uma higienização é usar o fio dental e escovar os dentes 30 minutos após as refeições, principalmente de alimentos ácidos, para manter uma saúde bucal, além de visitar o dentista a cada seis meses para um check-up básico e uma limpeza mais profunda.a

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM