Saúde e Bem-estar

O abacaxi pode melhorar a sua saúde física e mental; conheça alguns benefícios da fruta

Rica em vitamina C e bromelina, a fruta a prevenir doenças

Muitos alimentos, comuns no nosso dia a dia, possuem benefícios para a nossa saúde, que muitas vezes nem imaginamos. O abacaxi, por exemplo, é considerada uma super fruta por nutricionistas por conta de seus benefícios para a nossa física e mental.

Para falar sobre os diversos benefícios que a fruta traz para o nosso organismo, a nutricionista Fernanda Brunacci, em uma entrevista ao site Terra, elencou os oito principais benefícios do abacaxi.

· · ·

Recomendados

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Dopamine dressing: entenda o que é a tendência de moda que promete melhorar seu humor

· · ·

1 - Previne o desenvolvimento de doenças graves

“O abacaxi pode atuar de diversas maneiras positivas na saúde, já que é uma fruta rica em diversas vitaminas, minerais, compostos bioativos, água e fibras. Aliado à uma alimentação saudável e equilibrada ele pode ajudar na prevenção do aumento do colesterol, do aparecimento do diabetes, de alguns tipos de canceres e na saúde cardíaca”, conta Fernanda.

2 - Combate o estresse e melhora a saúde mental

Segundo a nutricionista, além de benefícios físicos, incluir o abacaxi na alimentação também pode fortalecer a mente. “Graças as vitaminas B1 e B3, o abacaxi ajuda a combater a fadiga e cansaço mental”, diz.

3 - Fortalece os músculos

A fruta também pode ser uma ótima alternativa para quem pratica atividades físicas regularmente. “A presença de potássio ajuda na contração muscular e protege contra a hipertensão”, explica Fernanda.

4 - Reduz inchaço e contribui para o bom funcionamento do organismo

Sabe aquela sensação ruim de inchaço? As causas podem ser várias, porém, a prisão de ventre e a retenção de água costumam contribuir para esse efeito desagradável. Comer algumas porções de abacaxi, talvez, seja a solução tão procurada. “A fruta ainda auxilia o trânsito intestinal e pode até ajudar na TPM, diminuindo a retenção de líquidos”, conta a especialista.

5 - Aumenta a imunidade

Talvez um dos efeitos mais famosos da fruta. “Por ser fonte de vitamina C, o abacaxi exerce papel fundamental na imunidade, na absorção do ferro (evitando quadros de anemia ferropriva) e na circulação sanguínea”, comenta Fernanda.

6 - Melhora a digestão

Outra função famosa do abacaxi. “A fruta sempre é lembrada como um alimento que ajuda na digestão, graças a presença de uma enzima chamada bromelina”, conta a nutricionista.

7 - Diminui a dor e retarda o envelhecimento

“Essa enzima [bromelina] também tem outros papeis no organismo: é um potente antioxidante e anti-inflamatório que protege o coração. Pode auxiliar em quadros de artrite, diminuindo a dor e na prevenção de câncer. Também apresenta ação antimicrobiana”, relata Fernanda.

8 - Pode prevenir infecções

“Alguns estudos ainda apontam que a bromelina pode trabalhar na prevenção de doenças bacterianas, pneumonia, rinite e sinusite”, completa a nutricionista.

Cuidados com a utilização do abacaxi

No entanto, para que o abacaxi consiga oferecer todos esses benefícios, o ideal é consumir a fruta em seu estado natural. Ou, então, em alguma receita simples, que não tenha a adição de açúcar e outros componentes industrializados. Também vale ressaltar que assar o abacaxi pode reduzir suas propriedades funcionais. “Altas temperaturas degradam tanto a bromelina como as vitaminas C, B1 e B3″, conta Fernanda.

Não existe também uma quantidade correta para ingerir abacaxi diariamente. Segundo a nutricionista, para atingir os níveis ideais de vitamina C e fibras, por exemplo, seria necessário consumir 12 fatias da fruta. “É claro que ninguém vai comer apenas abacaxi. Então, tenha uma dieta equilibrada, harmoniosa e consuma diversos tipos de frutas, para oferecer ao corpo variados nutrientes”, recomenda.

Sobre as possíveis contraindicações, Fernanda ressalta que “algumas pessoas apresentam problemas com aftas ao ingerir abacaxi. Outras algum grau de azia. Se esse for o seu caso, exclua a fruta da dieta”.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM