Saúde e Bem-estar

Atletas desabafam sobre usar o uniforme de tênis durante o período menstrual

Elas levaram o caso para as redes sociais

Atletas desabafam sobre usar o uniforme de tênis durante o período menstrual (Reprodução: Pexels)

Com a volta dos torneios de Wimbledon em pleno andamento, é claro que os jogos voltam com tudo para a nossa tela da TV e do computador, com nossos jogadores de tênis favoritos. E essa é uma ótima coisa para assistirmos em casa, mas pode se tornar algo bem estressante para quem compete, por motivos que nem paramos para pensar antes.

ANÚNCIO

Leia também:

Os exercícios do TikTok para ajudar com um trauma realmente funcionam?

Recomendados

Ser mulher não é uma tarefa fácil, ainda mais quando certas obrigações nos deixam desconfortáveis, como é o caso recente das jogadoras de tênis que começaram a desabafar no Instagram ao ter que usar os uniformes brancos e estarem no período menstrual ao mesmo tempo, deixando uma situação embaraçosa.

Além de ter que sofrer toda a pressão da competição em si, outra coisa acaba deixando as jogadoras de tênis nervosas e ansiosas: a regra de que as tenistas são obrigadas a usar apenas branco. Isso começou em 1800 como uma forma de evitar que as manchas de suor aparecessem em roupas coloridas, mas esqueceram rapidamente de que as mulheres podem menstruar nesse meio tempo.

Com isso, recentemente várias atletas começaram a se manifestar contra a tradição, mostrando o quão preocupadas ficam em vazar a menstruação enquanto estão em torneio, o que pode fazer com que elas percam a partida; Além disso, o problema fica ainda maior quando as pausas para ir ao banheiro durante as partidas são limitadas, deixando os jogadores saírem da quadra apenas em horários específicos.

A medalhista de ouro olímpica Monica Puig até comentou em um tweet sobre “a menstruação nunca é mencionada como um possível fator nas discussões sobre as principais derrotas no sorteio feminino” dizendo “Definitivamente algo que afeta as atletas femininas! Finalmente chamando a atenção de todos! Sem mencionar o estresse mental de ter que vestir todo branco em Wimbledon e rezar para não menstruar durante essas duas semanas”.

A tenista Heather Watson também chegou a culpar sua derrota no Aberto da Austrália por esse fato, dizendo: “Foi um daqueles dias para mim. Eu me senti muito tonta e com pouca energia ... acho que é apenas uma dessas coisas que eu tenho, coisas de garotas. Simplesmente acontece.”

A repórter esportiva Catherine Whitaker também saiu em defesa, dizendo o quanto gostaria de ver isso mudar. “Se eles tivessem uma política de roupas que afetasse os homens da mesma forma que afeta as mulheres, não acho que essa tradição em particular duraria. Não consigo imaginar entrar no maior dia da minha vida, com minha menstruação, e ser forçada a usar branco.”

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias