Sexualidade

O que significa ser uma pessoa demissexual?

Você pode ter ouvido a palavra demissexual antes, mas pode não ter 100% de certeza do que isso significa

Você pode já ter ouvido a palavra demissexual antes, mas pode não ter 100% de certeza do que isso significa. Muitas vezes definido como atração apenas depois de formar um vínculo emocional, na verdade ser demissexual é um pouco mais complicado do que isso.

Embora esteja sob o guarda-chuva da assexualidade, é inteiramente sua própria orientação. Aqueles que são demissexuais também podem se identificar como gays, lésbicas ou bissexuais – e também podem ter qualquer identidade de gênero. Então, se você quer saber como conversar com seu filho sobre sexo e sexualidade ou ficou curioso sobre o que o termo significa, é isso que você precisa saber.

O que significa demissexual?

A demissexualidade é definida como não sentir atração sexual por outras pessoas, a menos que haja um forte vínculo emocional, segundo a Asexual Visibility and Education Network (AVEN). “Isso é frequentemente incluído ou emparelhado com a categoria greysexual porque as pessoas demissexuais podem essencialmente sentir que são assexuais quando não têm esse vínculo com ninguém. E o vínculo normalmente leva muito tempo para se estabelecer.”

Recomendados

Enquanto alguns argumentam que muitas pessoas se sentem assim e não querem fazer sexo com alguém com quem não têm um vínculo emocional, ser demissexual é sentir atração sexual - em vez de realmente fazer sexo. Conforme pesquisa da ZAVA (em inglês) em 2017, a maioria das pessoas é capaz de um relacionamento sexual - ou seja, uma noite, sem a necessidade de intimidade emocional.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Uma breve história do sexo e da sexualidade na TV mundial

· · ·

Quando se trata de ser demissexual, o vínculo não precisa necessariamente ser romântico. Cada pessoa se sente de maneira diferente e o vínculo pode ser uma amizade platônica que pode - ou não - se transformar em algo mais.

De acordo com um artigo publicado pela Wired (em inglês) em 2015, a primeira menção ao termo foi em 2006, quando um usuário dos fóruns da AVEN inventou o termo para descrever pessoas que não são exatamente assexuais – mas também não são totalmente sexuais. Embora isso possa sugerir que a demissexualidade é uma orientação relativamente nova, o termo existe há mais de 15 anos e é provável que as pessoas tenham experimentado atração dessa maneira por gerações.

Bandeira demissexual

Como a demissexualidade é uma parte muito ativa da comunidade assexual, as bandeiras assexuais e demisexuais são muito semelhantes.

A bandeira demissexual também inclui as cores preto, cinza, branco e roxo. Mas em vez de vir em forma de linha, essa bandeira puxa a cor preta em uma forma de triângulo no lado esquerdo.

O que significam as cores da bandeira? De acordo com a Old Dominion University, o preto representa a assexualidade com a demissexualidade indicada pelo cinza, a sexualidade representada pelo branco e a comunidade representada pela cor roxa.

Demissexual vs. assexual: qual é a diferença?

Demissexualidade e assexualidade são duas orientações separadas, mas há alguns pontos em comum entre elas. Aqueles que se identificam como demissexuais só experimentam atração sexual e/ou romântica depois de formar um vínculo emocional, enquanto pessoas assexuais não tendem a experimentar atração romântica e/ou sexual - nunca.

“Assexualidade geralmente é um termo abrangente”, explica Molly Houghton, especialista em comunicação do The Proud Trust. “Você pode se identificar como assexual e ser demissexual pode ser uma grande parte disso.”

Como você trabalha a diferença? À medida que você cresce e tem relacionamentos, você se vê tendo um relacionamento? Ou isso não está no caminhi para você? Você se vê como tendo a capacidade de ter essa atração? De qualquer forma, tudo bem.

Para quem quer saber mais sobre as diferenças entre as duas sexualidades, Molly sugere assistir a vídeos de nomes como Rowan Ellis. Identificando-se como parte da comunidade, Rowan fez inúmeros vídeos sobre temas de cultura e representação LGBTQ+ - inclusive definindo os termos.

Você pode ser hetero e demissexual?

Sim, você pode ser heterossexual - gay, lésbica, bissexual/romântico ou qualquer outra orientação - e ainda se identificar como demissexual. A diferença vem como demisexualidade é sobre como sua atração se desenvolve (apenas com um vínculo emocional) e sua sexualidade é sobre como e quem com você expressa essa atração.

Em última análise, cabe a você se você sente que se identifica como demissexual. Nem todo mundo que se identifica com a orientação terá exatamente a mesma experiência ou mesmo semelhante a de outra pessoa.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM