Saúde e Bem-estar

Esses alimentos ricos em serotonina vão te ajudar a melhorar o seu humor

Eles ajudam a liberar o hormônio da felicidade

“Nós somos o que comemos.” Essas palavras são mais significativas do que pensamos. A comida que ingerimos influencia o funcionamento do nosso corpo e mente como um todo. Por isso, consumir refeições nutritivas e incorporar certos alimentos à nossa dieta, pode ajudar nossos sistemas a liberar tais “hormônios da felicidade”.

“Uma dieta equilibrada e abrangente com uma mistura de macro e micronutrientes pode ajudá-lo a alcançar uma saúde holística”, diz ao site Deccan Herald (em inglês), a nutricionista Rittika Jain.

Aqui estão alguns alimentos aprovados por nutricionistas que você deve incorporar em sua dieta:

Frutas e vegetais

“O consumo de frutas e vegetais crus proporciona uma sensação geral de positividade, satisfação com a vida e realização”, disse Jain.

Comer frutas e vegetais de cores diferentes irá melhorar seu humor e ajuda a combater o estresse, pois contêm vários nutrientes e antioxidantes.

Jain recomenda: Como as bananas contêm potássio e vitamina B, elas são essenciais para a produção de serotonina.

Os mirtilos são ricos em vitamina C e antioxidantes que promovem a função cerebral e reduzem a pressão sanguínea.

O abacate é rico em potássio e vitamina B, que ajudam a reduzir os efeitos físicos do estresse.

Batatas doces ricas em vitamina C e potássio ajudam a diminuir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Alimentação e humor: como comer bem para cuidar da sua saúde mental

· · ·

Sementes e nozes

Sementes e nozes são alimentos ricos em nutrientes e são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, fibras, gorduras saudáveis e proteínas.

Jain sugere que você inclua as seguintes sementes e nozes:

As sementes de abóbora são ricas em potássio e zinco. Eles ajudam a regular o equilíbrio eletrolítico e reduzir a pressão arterial.

As castanhas do Brasil (ou castanha do Pará) são ricas em selênio e podem melhorar o humor, reduzindo a inflamação no corpo.

Sementes de linhaça e nozes são ricas em ômega-3 e são uma ótima fonte de nutrientes para vegetarianos.

Amêndoas e pistaches são essenciais para um coração saudável, pois reduzem a resposta do corpo ao estresse diário da vida.

Chá de ervas

Os chás de ervas têm propriedades calmantes. Fácil e simples de fazer, Jain sugeriu experimentar os seguintes chás:

A moringa é um adaptógeno, ou seja, um conjunto único de plantas e ervas conhecidas por melhorar a capacidade do corpo de se adaptar ao estresse e à fadiga. Também ajuda na produção de serotonina.

A camomila reduz a inflamação e promove um sono melhor. O aroma da camomila também é conhecido por ter efeitos calmantes.

Matcha em pó é rico em L-teanina, um aminoácido não proteico. Esta bebida tem propriedades poderosas para aliviar o estresse e é uma fonte melhor de aminoácidos do que outros tipos de chá verde.

Alimentos fermentados

De acordo com Jain, comer alimentos fermentados repletos de bactérias benéficas chamadas probióticos, ajuda a lidar com a ansiedade. Como esses alimentos interagem com as bactérias intestinais, eles afetam e elevam diretamente nosso humor.

O iogurte é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e cálcio, e este popular produto fermentado aumenta os níveis de neurotransmissores que melhoram o humor no cérebro.

Kimchi é fermentado e rico em probióticos, e ajuda a manter a memória, afasta infecções e aumenta o nível de serotonina em nosso corpo.

Frutos do mar e ovos

Além de frutas, legumes e nozes, consumir uma dieta mediterrânea garante uma ingestão adequada de frutos do mar.

“Essa dieta é conhecida por ter todos os principais componentes benéficos para a saúde mental”, disse Jain.

Ela garante um fornecimento constante de nutrientes associados a menor estresse, ansiedade e esgotamento. Jain sugeriu consumir o seguinte:

Peixes como salmão, cavala e sardinha são ricos em ômega-3 e vitamina D, e são boas fontes de gordura saudável.

Ovos inteiros são multivitamínicos da natureza. Eles são ricos em colina, presentes apenas em alguns alimentos em grandes quantidades, e protegem contra o estresse. A presença de vitamina B, folato e vitamina D também ajuda a reduzir a depressão.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM