Saúde e Bem-estar

Se sentir constantemente infeliz com nossos corpos tem um nome e uma explicação

Saiba mais sobre o descontentamento normativo

Quando você olha para si mesma, sempre começa a criticar sua aparência e não está feliz com o que vê, pensando no que poderia melhorar? Isso é na verdade como a maioria das pessoas se sente sobre a sua imagem corporal, diferente do que realmente vemos, e essa negatividade generaliza chama descontentamento normativo.

Leia também:

A verdade por trás do vape, uma das tendências da Geração Z

Recomendados

O termo teve início em 1984 e foi por conta de que muitas mulheres se descrevem de uma forma negativa sobre seu peso e sua aparência física, e volta à tona agora que menos da metade dos 750 entrevistados pela Times foram corretos sobre seu próprio peso.

“O conteúdo normativo de descontentamento é um meio de descrever a insatisfação perpétua com o que realmente temos. Isso nos deixa em um estado constante de auto-sabotagem, pois estamos constantemente à procura de algo melhor”, diz Liz, especialista no assunto. “Dentro dessa mentalidade, a felicidade é inatingível e, independentemente de qualquer mudança para melhor, sentiremos constantemente descontentamento e insatisfação. É um fenômeno generalizado e não é exclusivo apenas das mulheres, mas também afeta os homens.”

A norma se torna um modo de vida para muitos, deixando nossa mentalidade restritiva sobre nossa imagem, e os problemas podem começar cedo, já que vivemos em uma época que as pessoas querem conversar ainda mais sobre comida e tamanho de corpo por conta da era digital e da exposição nas mídias sociais, trazendo novamente um padrão de “corpo ideal” que devemos seguir.

“Muitos de nós buscam o perfeccionismo, e as imagens nas plataformas de mídia podem reforçar esses ideais, que obviamente mantêm a narrativa de descontentamento normativo, já que o perfeccionismo é um ideal inatingível. Isso pode resultar em problemas significativos de saúde mental, incluindo dismorfia social e corporal”, continua Liz.

Para sair dessa sabotagem que algumas de nós fazemos diariamente, é necessário terminar o diálogo interno negativo em relação a nós mesmas, além de mudar essa mentalidade negativa que acaba mantendo o nível de insatisfação. É preciso aprender e reconhecer o que está implacável nessa conversa, buscando até uma ajuda terapêutica para nos ajudar a lidar melhor com a nossa autoestima e autoconfiança.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM