Saúde e Bem-estar

Bem-estar: 7 alimentos que funcionam como calmantes naturais

Esses alimentos acalmam, ajudam a regular o sono e trazem melhorias para o seu bem-estar

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a nossa saúde e bem-estar por inúmeros motivos. Alguns alimentos, inclusive, nos fornecem energia, enquanto outros podem funcionar como calmantes naturais, substituindo opções medicamentosas.

Os calmantes naturais são boas alternativas para quem possui uma vida agitada, atarefada e não consegue descansar direito, por exemplo.

De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dificuldade para dormir. Um dado alarmante, já que a insônia pode provocar diversos danos para a saúde, como depressão, obesidade, carências imunológicas e até mesmo doenças cardiovasculares.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Segundo pesquisa, pausa nas mídias sociais melhora o bem-estar psicológico, a depressão e a ansiedade

· · ·

Abaixo listamos alguns alimentos que são facilmente encontrados no nosso dia a dia e que funcionam como calmantes naturais:

Grãos integrais: grandes fornecedores de carboidrato, contêm vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.

Castanhas e sementes: são fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio ao corpo, substância que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse.

Aveia: é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente.

Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja: fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

Banana: rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.

Frutas vermelhas e kiwi: são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

Maracujá: tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular.

Esses alimentos estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM