Estilo de Vida

Truques para evitar que a roupa encolha na secadora

Já salva aí pra próxima maquinada

Quando vamos comprar uma máquina de lavar roupas que também é secadora, já bate aquele medinho da roupa encolher assim que sair da lavagem, com tantas histórias relatando que isso já aconteceu por aí, né?

Leia também:

Truques para usar pasta de dente que você nem imaginava

Recomendados

Mas, existem alguns truques e cuidados na lavagem que ajudam a driblar essas situações e evitar surpresas. As roupas acabam encolhendo principalmente por conta da temperatura que são lavadas e secadas, podendo manter o aspecto original das peças por muito mais tempo após ajustar a lavagem na temperatura ideal.

O algodão, linho, e lã são os tecidos que mais tendem a encolher, diferente das fibras sintéticas que não costumam sofrer alteração no tamanho. Como muitas de nós temos peças nos três principais tecidos, vale a pena seguir as próximas dicas.

1. Lavar e secar as roupas com frequência faz com que o tecido e a estrutura da peça fiquem danificados, então vale alternar os dias da lavagem e fazer esse processo somente quando a peça está realmente suja, e colocá-la para arejar entre um uso ou outro antes de lavar novamente.

2. As etiquetas são fundamentais para a hora da lavagem e secagem e não estão lá à toa! Com os símbolos indicando as instruções de uso, você saberá o modo correto de lavagem e secagem de cada tecido, facilitando o cuidado com a roupa, principalmente com peças delicadas que podem danificar facilmente após alguns ciclos de lavagem. Vale prestar atenção a cada detalhe.

3. A lavagem com água quente faz com que as fibras do tecido relaxem e fiquem deformadas, deixando assim nossa peça encolhida. Se puder, prefira usar a água fria na hora da lavagem, que é menos prejudicial para vários tipos de tecido.

4. Se você não quer arriscar o tecido e tem tempo de sobra, o melhor é optar pela secagem ao ar livre. Assim, você utiliza a secadora apenas quando não for possível esperar, e configura para o menor calor possível, retirando a peça ainda úmida do equipamento.

5. Se sua peça for de lã e encolheu, é só colocá-la em água quente com um pouco de condicionador por 30 minutos, esticando o tecido com as mãos em uma superfície plana, que a peça volta ao tamanho original. Depois, é só deixar secar na sombra e você tem sua peça de volta.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM