Estilo de Vida

Como fazer sua lava louça durar mais e economizar na manutenção

Quer tirar o máximo proveito da sua máquina de lavar louça? Veja como fazer ela durar mais

As máquinas de lavar louça estão durando mais do que nunca – com alguns modelos funcionando por mais de uma década antes de precisar de atenção. Mas, o fato é que mesmo as melhores máquinas de lavar louça eventualmente mostrarão sinais de desgaste, com reparos sendo necessários ou talvez até exigindo que você compre uma substituição completa.

A boa notícia é que existem maneiras de ajudar a prolongar a vida útil da sua lava louças. Seguir essas dicas pode ajudar a evitar contas caras de reparo e, ao mesmo tempo, dar uma nova vida ao seu eletrodoméstico.

1. Limpe profundamente sua máquina de lavar louça

É muito importante que você reserve um tempo para aprender a limpar uma máquina de lavar louça e siga esta orientação uma vez por mês. Embora possa parecer muito, quando você considera todos os resíduos e detergentes aos quais sua máquina de lavar louça está sujeita diariamente, não é tanto assim.

Recomendados

A limpeza profunda da sua máquina de lavar louça envolve passar um pano de microfibra, além de limpar os racks e acessórios internos. Cuidado e atenção especial devem ser tomados com os braços aspersores para garantir que eles não estejam bloqueados. O filtro também precisará ser removido e lavado como parte deste processo.

Se a sua máquina está cheirando mal, você também pode desodorizar o interior polvilhando uma xícara de bicarbonato de sódio na base e executando uma configuração quente e rápida.

2. Use um descalcificador

Durante o processo de limpeza profunda, você também precisa usar um descalcificador para ajudar a remover qualquer calcário que possa ter se acumulado nos tubos. Ou você pode usar uma alternativa natural, com vinagre branco destilado.

Se você quiser optar pelo método do vinagre, tudo o que você precisa fazer é encher uma tigela própria para lava louças com vinagre branco destilado, colocá-la no rack superior com a máquina de lavar louça vazia e executá-la no ciclo mais quente. A acidez ajudará a quebrar qualquer calcário. Não use alvejante para limpar sua máquina de lavar louça, pois isso só danificará o interior de aço inoxidável.

3. Limpe a comida das louças

Esta dica pode parecer óbvia, mas muitas a ignoram. Se você não raspar todos os resíduos de alimentos de seus pratos e panelas antes de colocá-los na lava louças, isso pode acabar bloqueando o filtro e arruinando o ciclo. Se deixado por longos períodos de tempo, esse resíduo também pode se acumular e começar a deixar sua máquina de lavar louça com cheiro ruim.

Isso não quer dizer que você deva enxaguar seus pratos - na verdade, enxaguar os pratos antes de carregá-los na máquina de lavar louça é totalmente desnecessário.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Essas dicas vão ajudar a aumentar a vida útil da sua máquina de lavar

· · ·

4. Verifique o filtro regularmente

Mesmo que você tome todos os cuidados de limpar os restos de comida dos pratos, algum resíduo eventualmente ficará para trás, e é por isso que é uma boa ideia verificar e limpar o filtro regularmente. Recomendamos que você verifique o filtro após cada ciclo, caso contrário o mesmo resíduo pode acabar contaminando a próxima lavagem.

Para limpar o filtro, basta retirá-lo da base da máquina de lavar louça e lavá-lo em água quente corrente, usando uma escova para esfregar o painel de malha, se necessário. Você não precisa esperar secar; basta substituir uma vez limpo.

5. Não coloque utensílios que não podem ir à máquina

Acredite ou não, existem algumas coisas que você nunca deve colocar na máquina de lavar louça. Enquanto alguns itens serão danificados pelo ciclo, como utensílios de madeira, outros podem causar danos à própria máquina de lavar louça.

Facas afiadas, por exemplo, podem cortar o revestimento protetor das prateleiras, deixando-as vulneráveis à ferrugem. Enquanto qualquer coisa frágil, como cristal, pode lascar facilmente, ser lavada pelo filtro e causar sérios danos à bomba e à mangueira.

6. Use-a na capacidade máxima

Se você encher sua máquina de lavar louça até a capacidade ideal, ela naturalmente terá que executar menos ciclos ao longo do tempo, o que significa que ela trabalhará menos. Portanto, não tenha medo de deixar sua máquina de lavar louça esperando com algumas louças sujas pré-carregadas - é melhor para a máquina se você a encher.

Se você estiver preocupado com o cheiro durante esse período, feche a porta para limitar isso. Algumas máquinas de lavar louça foram projetadas com recursos especiais para ajudar a limitar o cheiro; na verdade, alguém finalmente fez uma máquina de lavar louça que não cheira mal.

Não feche a porta imediatamente após um ciclo, deixe-a entreaberta para secar ao ar primeiro.

7. Carregue-a corretamente

Embora você deva encher sua máquina de lavar louça até a capacidade total, ela não deve estar sobrecarregada e o ciclo deve ser capaz de funcionar de forma eficaz. Isso significa que as placas não devem se tocar, o braço de pulverização deve poder girar livremente e os copos devem estar na posição correta (ou seja, de cabeça para baixo).

Caso contrário, o ciclo não conseguirá limpar a carga corretamente e você pode acabar desperdiçando-o. Ao recarregar os mesmos itens, você também está desperdiçando espaço na próxima lavagem.

8. Mantenha o sal abastecido

Essas pequenas luzes no painel de controle da sua máquina de lavar louça não são apenas enfeite. Um deles indica que o sal da sua máquina de lavar louça precisa ser reabastecido. Consulte o seu manual para verificar qual é qual. Você pode encontrar o reservatório de sal da máquina de lavar louça na base da máquina.

O sal da máquina de lavar louça suaviza a água no seu ciclo, o que lhe dá melhores resultados de limpeza com o seu detergente. Também evita a formação de calcário, o que pode ajudar a prolongar a vida útil da sua máquina de lavar louça.

Encha o sal da máquina de lavar louça conforme necessário usando o funil fornecido. Não use sal de mesa como substituto. Se algum sal da máquina de lavar louça derramar enquanto você a enche, lave-a imediatamente. Certifique-se de que a tampa seja recolocada e apertada uma vez cheia.

9. Substitua as peças quebradas

Se alguma peça da sua máquina de lavar louça apresentar defeito ou quebrar ao longo do tempo, como uma roda faltando em um dos racks, você deve primeiro verificar se as peças de reposição estão disponíveis antes de ligar a pistola e substituir a coisa toda.

Se a sua máquina de lavar louça for relativamente nova, ela ainda poderá ser coberta por quaisquer falhas pela garantia. Certifique-se de verificar o que está coberto antes de pagar por qualquer reparo.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM