Saúde e Bem-estar

O que é o Transtorno de Despersonalização?

Saiba mais sobre esse problema que atinge muitas pessoas

O que é o Transtorno de Despersonalização? (Reprodução: Pexels)

Já se sentiu espacial, como se quase tivesse dormindo e não vivendo o suficiente? Algumas pessoas chegam até a sentir que estão vivendo as vidas em 40%, como se houvesse uma linha entre viver e morrer e a pessoa está no meio, como se estivessem sonhando. Esse é um relato muito comum de quem sofre do transtorno de despersonalização, uma condição da saúde mental muito pesquisado ultimamente já que o uso da mídia digital durante a pandemia vem sendo apontado como um fator determinante.

ANÚNCIO

Leia também:

Ashley Graham fala sobre voltar a amar seu corpo após a gravidez

Esse transtorno é uma forma comum de transtorno dissociativo, que faz com que você sinta que está vendo seu corpo de fora, distante dos seus sentimentos, pensamentos e ações. Pode até ser chamada de desrealização, já que as pessoas tem sentimentos assim em alguns momentos da vida que vão e vem, e para algumas pessoas isso pode durar semanas e meses.

“Existem muitas causas potenciais para a despersonalização, mas elas não são muito bem compreendidas atualmente. Casos de trauma – por exemplo, abuso infantil, procedimentos médicos invasivos ou vivenciar um evento traumático podem estar relacionados a alguém que desenvolve o transtorno”, disse o pesquisador especialista.

Na pandemia, isso ficou ainda mais em evidência já que os períodos de bloqueio, onde muitos de nós ficamos mais em telas e menos na vida real, aumentam esse sentimento. “Normalmente, quando estamos passando por uma situação estressante, a reação natural do nosso corpo é ‘lutar’ ou ‘fugir’, mas nesses casos de trauma em que isso dificulta, seu corpo pode ficar entorpecido para ajudar. você supera a dor, deixando-o se sentindo desapegado e incerto sobre o que está acontecendo ao seu redor.” continua o especialista.

Além disso, a despersonalização pode ser um escape para momentos de mudanças ou estressantes, para que a gente se sinta menos entorpecido e fora de contato com as emoções, junto com quem sofre de ansiedade, depressão ou transtorno pós-traumático. Se você se sente assim, vale a pena buscar uma terapia para tentar voltar ao mundo real, além de fazer também o uso de remédios para ter sua realidade de volta.

ANÚNCIO

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias