Estilo de Vida

Descubra como o monkeypox, o vírus da varíola dos macacos, normalmente se espalha

Veja como as pessoas contraem o vírus da varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença rara causada pelo vírus monkeypox, e o primeiro caso humano foi registrado em 1970. A origem do vírus é desconhecida, embora primatas e roedores africanos tenham sido identificados como hospedeiros.

Em relação aos sintomas, eles podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios, exaustão e uma erupção cutânea — que geralmente começa no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo.

Como a varíola dos macacos se espalha?

A varíola dos macacos afeta uma pessoa depois que ela entra em contato com o vírus. Isso pode acontecer de três maneiras diferentes, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos:

Recomendados

  • contato humano-humano;
  • contato animal-humano; ou
  • contato com um material contaminado com o vírus (como roupa de cama!).

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Produtos químicos nocivos são encontrados em roupas de cama e muito mais

· · ·

O vírus pode entrar no corpo através de lesões na pele (como cortes), do trato respiratório ou das mucosas (olhos, nariz ou boca). Qualquer contato direto — incluindo o sexual — com alguém infectado representa um risco.

Já a transmissão de animal para humano pode ocorrer se o animal infectado morder ou arranhar o humano.

Embora a transmissão possa ocorrer de várias maneiras diferentes, acredita-se que ocorra principalmente por meio das gotículas respiratórias. Por sorte, essas gotículas não viajam mais do que alguns metros e podem ser prevenidas com a ajuda de máscaras cirúrgicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, embora seja diferente do Covid-19, as “medidas gerais de precaução recomendadas contra o coronavírus” podem proteger as pessoas contra o monkeypox.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM