Saúde e Bem-estar

Depois dos 40 anos: quantas horas você deve dormir para descansar bem?

Descubra quantas horas você precisa dormir

Uma das coisas mais importantes para o ser humano é o descanso, pois reabastecemos as energias — e o mais importante: permitimos que o corpo realize todos os seus processos naturais de forma orgânica e saudável.

Algumas pessoas consideram que o sono não é importante, mas acontece que para se manter saudável é essencial dormir pelo menos entre sete e oito horas por dia em média em um adulto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na fase de maturidade é ainda mais importante seguir a regra: dormir pelo menos sete horas para minimizar o risco de sofrer de algumas doenças.

O que dizem os estudos?

Estudos constataram que sete horas é o tempo médio ideal para adultos acima de 40 anos aproveitarem todos os benefícios de um bom descanso. O estudo, publicado na revista Nature Aging, foi realizado em colaboração entre as universidades de Cambridge, na Inglaterra, e Fudan, em Xangai, na China.

Na investigação, eles usaram o grande banco de dados do sistema de saúde britânico e analisaram um grupo entre 38 e 73 anos. De acordo com a professora de neuropsicologia de Cambridge, Barbara Sahakian, ter uma ótima qualidade e quantidade de sono “nos permite ter mais energia e melhor bem-estar”. Além disso, “ajuda-nos a desenvolver a nossa mente e criatividade”.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Produtos químicos nocivos são encontrados em roupas de cama e muito mais

· · ·

Como descansar direito?

Simplesmente deitar na cama não é correto, por isso os médicos recomendam que para dormir você deve fazer o seguinte:

  • De forma consistente.
  • Sem alterar as horas de sono de um dia para o outro.
  • Respeitar certos padrões, como ir para a cama no mesmo horário e acordar do mesmo jeito.

Segundo os especialistas, descansar sete horas por noite permite:

  • Deixar o cérebro se reorganizar e recarregar enquanto dormimos.
  • Consolidar experiências imediatas e transferi-las para a memória de longo prazo.
  • Eliminar toxinas que se acumularam e fortalecer o sistema imunológico.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM