Saúde e Bem-estar

Os benefícios da conchinha: esse tipo de contato melhora o sono e reduz o estresse

Saiba mais sobre as vantagens do contato humano para sua saúde

Conchinha

Provavelmente, quando você está dormindo de conchinha com o seu parceiro à noite, você não pensa nos benefícios desse momento íntimo para a sua saúde. Porém, a “conchinha” afeta os hormônios de uma maneira que altera o humor e o sono.

ANÚNCIO

“Assim como os abraços, a conchinha cria uma sensação de conexão e aumenta a liberação de hormônios da felicidade”, explica o portal Dr. Axe. “Também aquece e promove uma sensação de segurança.”

Embora muitas vezes esteja ligado à intimidade, o aconchego não precisa acontecer apenas entre parceiros românticos, pois esse tipo de abraço prolongado também pode ser benéfico para a saúde mental e emocional de crianças.

Recomendados

1. Reduz o estresse

O aumento de oxitocina que você obtém ao fazer conchinha com o seu parceiro ajuda a diminuir o “hormônio do estresse” (o cortisol), que é produzido como parte de sua resposta de luta ou fuga ao estresse. O contato físico próximo também ativa neurônios sensoriais no cérebro e promove a produção de dopamina, um hormônio associado ao prazer e à motivação.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Vitamina K: 20 alimentos ricos nesse nutriente tão importante para sua saúde

· · ·

2. Melhora o sono

Se você já se perguntou sobre o impacto dos hormônios no corpo, considere o simples ato de tocar ou abraçar por um longo período de tempo. “O aumento de hormônios felizes e calmantes que ocorre não apenas ajuda a reduzir o estresse, mas também melhora o sono”, afirma o Dr. Axe.

Fazer uma conchinha antes de adormecer cria uma sensação calmante e relaxante devido à produção de ocitocina, dopamina e serotonina. “Sabemos por pesquisas que o neurotransmissor serotonina, por exemplo, está muito envolvido na preparação, desencadeamento e manutenção do sono.”

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias