Saúde e Bem-estar

5 atitudes para que mães evitem o esgotamento mental, segundo psicóloga

Acúmulo de tarefas e jornada dupla ainda sobrecarregam mães

A vida das mães do mundo todo, com certeza, não é fácil. Lidar com as tarefas da casa, cuidar dos filhos, somados ao trabalho fora de casa, tudo isso pode sobrecarregar o dia-a-dia dessas mulheres.

Durante a pandemia de Covid-19, a sobrecarga das mulheres se mostrou como nunca antes. Muitas chegaram ao limite com a quantidade de tarefas diárias a serem administradas, tudo isso tendo como pano de fundo um cenário de medos e incertezas.

O esgotamento mental feminino, sobretudo para aquelas que são mães, virou assunto cotidiano e, diante dos prejuízos que isso pode causar para a saúde mental, estratégias precisaram ser elaboradas.

“O esgotamento mental ocasiona aumento da irritabilidade diante de tarefas diárias, distúrbios no sono, alteração no apetite e cansaço extremo. Também é comum se questionar sobre a capacidade para desempenhar o papel de mãe quando se está muito sobrecarregada e sem conseguir gerenciar os conflitos da maneira que se considera ideal”, explica a psicóloga Marília Batarra Lima, que atua na equipe de Saúde Mental do Amil Espaço Saúde Ana Rosa, em São Paulo, ao site Metrópoles.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Cultura Wellness difundiu termos e técnicas de bem-estar, mas algumas podem trazer prejuízos para a saúde mental

· · ·

Ainda de acordo com a entrevista, algumas lições foram apreendidas no período e devem continuar a serem aplicadas agora que a pandemia está passando. “O esgotamento não modifica a intensidade dos sentimentos e vínculo que as mães possuem com seus filhos, mas é algo que precisa ser compreendido e acolhido para que elas possam buscar formas de cuidado”, orienta Marília.

Para auxiliar as mães a não caírem no esgotamento mental, a psicóloga lista cinco atitudes importantes. Confira:

1. Compartilhe tarefas

Reduza a cobrança em executar tudo de forma perfeita. Delegue funções do dia a dia para os membros da família, incluindo, claro, os filhos. Nessa divisão, faça-os entender o que é responsabilidade de cada um. Se não fizerem, não ceda à vontade de fazer e chame o responsável para cumprir o combinado.

2. Escolha as brigas certas

Antes de perder a cabeça pela toalha molhada em cima da cama, respire fundo e pense: “Vale a pena eu me estressar por isso?”, e peça a quem deixou para levar até o local certo. Identifique o que é realmente importante, e se for para esquentar a cabeça, que seja com isso.

3. Desacelere os compromissos

Sentiu que está cansada, estressada, então pare. Querer participar de tudo e assumir inúmeros compromissos em um único final de semana, por exemplo, é o caminho mais curto para se chegar estafada na segunda-feira.

4. Não se compare

Se a vizinha faz comida, estuda com os filhos e trabalha, mas você não, tudo bem. Entenda que cada um tem o seu limite próprio. Também não se importe com as críticas sobre a forma como educa os seus filhos. Entenda que muitas vezes quem critica não sabe do que está falando, não está na sua pele.

5. Cultive momentos individuais

Reservar tempo e espaços de autocuidado. Estar coladinha aos filhos é uma dádiva, mas também é importante descolar de vez em quando e fazer algo individual (ou a dois). Um dia ou algumas horas de ócio ou do lazer que você escolher é combustível para a alegria, leveza e serenidade.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM